Simultânea – Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos

1033 views

CULTURGEST

INAUGURAÇÃO , SEXTA 19 MAIO – 22H

A exposição apresenta obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e, como o próprio nome indica, realiza-se em paralelo com a exposição O Fotógrafo Acidental: Serialismo e Experimentação em Portugal, 1968-1980, contribuindo para a compreensão do panorama criativo desse período. Para tal, inclui obras produzidas num arco temporal um pouco mais amplo, realizadas em suportes diversos (pintura, escultura, desenho, instalação) e demonstrativas do processo exploratório de alguns dos mais marcantes artistas ativos no período de referência.

De salientar a apresentação de duas instalações pioneiras de Alberto Carneiro, O canavial: memória-metamorfose de um corpo ausente (1968) e Uma Floresta para os teus sonhos (1970), esta última gentilmente cedida para a exposição pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em julho será apresentado na Culturgest Porto Um Campo depois da colheita para deleite estético dos nossos corpos (1973-1976) revisitando três obras seminais do artista recentemente falecido – e que serão objeto de uma publicação a elas dedicada.

A Coleção da Caixa Geral de Depósitos iniciou-se em 1983 e inclui obras em diversos suportes, maioritariamente de artistas portugueses. A escolha realizada para a exposição Simultânea teve em consideração as obras oriundas do período entre 1965 e 1983, tendo sido solicitadas três obras que completam os núcleos existentes na Caixa Geral de Depósitos dos artistas Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa e Helena Almeida.

Obras de: Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Álvaro Lapa, Eduardo Batarda, Fernando Calhau, Helena Almeida, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Julião Sarmento, Luís Noronha da Costa, Pires Vieira, Vítor Pomar.

 

Imagem:

Vítor Pomar. Sem título, 1983 (pormenor) · Coleção da Caixa Geral de Depósitos
Fotografia: Laura Castro Caldas / Paulo Cintra

 

EXPOSIÇÃO – DE 20 MAIO A 10 SETEMBRO 2017
Curadoria Delfim Sardo
Galeria 2 · 2€ · Entrada gratuita aos domingos

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar