QUINTA DO SAMPAYO DEBATE O PRESENTE E FUTURO DA SUSTENTABILIDADE DO VINHO

157 views

Depois de receber o galardão de sustentabilidade do setor vitivinícola, atribuído pela ViniPortugal, a Quinta do Sampayo, situada em Vale da Pinta, mesmo no coração do Ribatejo, vai ser palco das I Jornadas Técnicas de Viticultura e Enologia Sustentável, onde vários especialistas de renome do setor se juntam para debater o presente e futuro da vitivinicultura, analisando os múltiplos desafios e oportunidades, num cenário global, marcado pela atuais conjunturas mundiais que colocam o vinho no centro nas preocupações da esmagadora maioria dos produtores portugueses. Sob o mote “educar para a sustentabilidade”, a iniciativa vai enaltecer a importância desta temática no processo de produção do vinho, com particular destaque para o solo, parte fundamental na “cadeia de valor”, e recentrá-lo “como ponto vital para qualquer cultura”. O evento está marcado para o dia 23 de abril e requer reserva obrigatória até ao dia 21, através do e-mail eventos@quintadosampayo.pt. O valor da inscrição é de 15 euros por pessoa, com desconto de 5 euros para estudantes.

Com esta iniciativa, a Quinta do Sampayo reforça a sua responsabilidade com práticas agrícolas responsáveis e ambientalmente conscientes e “garante as necessidades do presente sem comprometer o futuro”, adianta a CEO, Ana Macedo. “O compromisso perante todas as práticas agrícolas sustentáveis é o pilar em que assenta a estratégia da Quinta do Sampayo”, acrescenta.

“Sustentabilidade e certificação: desafios impostos ao sector nacional da vinha e do vinho”, “Microbioma do Solo, a chave para a saúde do solo e sucesso na agricultura sustentável” e “Agricultura Digital” são algumas das temáticas em foco na sessão, que juntará no Vale da Pinta uma dezena de especialistas das áreas da viticultura, enologia e ambiente, como Carolina Brasil, da ViniPortugal, Joaquim Miguel Costa, do Departamento de Ciências e Engenharia de Biossistemas do Instituto Superior de Agronomia, Ricard Brossa, da Seipasa, e Paulo Fragoso, da ESAS.

A abertura da sessão será presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

De referir que as I Jornadas Técnicas de Viticultura e Enologia Sustentável, promovidas pela Quinta do Sampayo, têm inscrições abertas até ao dia 21 de abril, através do e-mail eventos@quintadosampayo.pt. O valor da inscrição é de 15 euros por pessoa, contudo os estudantes podem beneficiar de um desconto de 5 euros, ficando a entrada por apenas 10 euros.

Sobre a Quinta do Sampayo

É uma propriedade vitivinícola localizada em Vale da Pinta, na Região dos Vinhos do Tejo, dedicada à produção de vinhos, e com uma forte tradição na região. Tem cerca de 90 hectares, 55 dos quais dedicados à plantação de vinhas e 11 ao cultivo de olival. Com um compromisso sólido com a sustentabilidade, a marca tem investido em práticas agrícolas responsáveis, que garantem a preservação do ambiente e o des

Fonte:s3ms.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar