A LeYa/ASA publica Place Brugmann, 33, o excecional romance de estreia de Alice Austen. Uma história de amor, mistério e filosofia, Place Brugmann, 33 é uma ode à coragem em tempos de guerra. Em vésperas da ocupação nazi, a vida dos catorze habitantes do número 33 da Place Brugmann, em Bruxelas, está prestes a mudar. Colocados perante uma escolha angustiante – submeterem-se ao regime nazi ou arriscarem a vida para se salvarem uns aos outros -, os moradores deste prédio aprenderão a verdade sobre o que (e quem) mais importa.
Charlotte Sauvin é estudante de Arte e mora com o pai no apartamento 4L. Conhece todos os detalhes do prédio e das vidas dos vizinhos. Da luz a incidir nos soalhos de madeira ao eco na escadaria de mármore, das intrigas às celebrações, nada lhe escapa. A sua atenção, porém, concentra-se no apartamento do outro lado do corredor, onde Julian Raphaël, o seu grande amigo, mora com a família. Mas um dia os Raphaël desaparecem sem avisar, deixando para trás o coração de Charlotte destroçado.
É então que os rumores sobre a ocupação alemã se tornam realidade, e as vidas dos residentes se complicam definitivamente. Masha, a madrinha de Charlotte, que vive no andar de cima, arrisca tudo num caso amoroso. O coronel Warlemont do 3L revela ser mais calculista do que os vizinhos imaginam. E quando um funcionário nazi obcecado pelos Raphaël se muda para o edifício, saber em quem se pode ou não confiar torna-se uma questão de vida ou morte.
Colocados perante uma escolha angustiante — submeterem-se ao regime nazi ou arriscarem a vida para se salvarem uns aos outros —, os membros desta comunidade acidental aprenderão a verdade sobre o que (e quem) mais importa.
Traduzido do inglês por Marta Neves da Cruz, Place Brugmann, 33 chega hoje às livrarias numa edição LeYa/ASA com 384 páginas e um PVP de €19,90.
Alice Austen é guionista e produtora de cinema. O seu filme de estreia, Give Me Liberty, venceu o Prémio John Cassavetes. Trabalhou no Royal Court Theatre, e as suas peças, produzidas internacionalmente, foram um enorme sucesso. Estudou Escrita Criativa sob a orientação de Seamus Heaney, em Harvard, onde se licenciou em Direito, após o que se mudou para Bruxelas, mais precisamente para a Place Brugmann. Vive atualmente em Milwaukee, Estados Unidos, e está a trabalhar num novo filme e no seu próximo romance.