A PERNA ESQUERDA DE TCHAIKOVSKI

643 views

Almada – Teatro Municipal Joaquim Benite

SÁB 08 21:30 – DOM 09 18:30

Quando na quadra natalícia nos sentamos confortavelmente para assistirmos a um bailado, à partida será difícil pormo-nos a imaginar as vidas (as dúvidas, as angústias, as lesões) das etéreas bailarinas que desafiam a lei da gravidade no palco. E, neste espectáculo, é exactamente esse o tema principal. Tiago Rodrigues pediu a Barbora Hruskova que lhe falasse acerca do que significava para ela pôr termo à sua carreira de primeira bailarina, no ano de 2014, aos 42 anos de idade. O pianista Mário Laginha acompanha a intérprete neste monólogo irónico, comovente e (sobretudo) corajoso, visitando alguns dos compositores cujos temas marcaram a carreira de Hruskova, inclusive com músicas originais.

Assistir a A perna esquerda de Tchaikovski há-de fazer-nos olhar de outra forma para os cisnes deslizando no palco, pelo Natal.

Companhia Nacional de Bailado foi fundada em 1977. Tem apresentado, nos mais importantes palcos do País, peças do repertório clássico e criações contemporâneas, de origem nacional e estrangeira, como Cinderela, O lago dos cisnes e Giselle. O bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro, último director do Ballet Gulbenkian, assume, desde 2016, a sua direcção artística. Em 2017 a CNB assinala os seus 40 anos de existência com uma digressão nacional, com 43 espectáculos em Portugal continental e ilhas.

Texto e direcção de Tiago Rodrigues

FICHA TÉCNICA

Bailarina – Barbora Hruskova

Música e Piano – Mário Laginha

Desenho de Luz – Cristina Piedade

Duração – 1h20

Classificação – M/6

 

 

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar