O ‘Rebentos – Mostra de Cinema Emergente’ está de volta à Casa da Juventude da Tapada das Mercês com 31 curtas-metragens de 14 nacionalidades diferentes!

515 views

REBENTOS – MOSTRA DE CINEMA EMERGENTE
13 Maio 2023 | 18h || 16 Junho 2023 || 21h30 Setembro 2023 | 18h || 4 Novembro
2023 | 18h
Casa da Juventude da Tapada das Mercês
R. Padre Alberto Neto, 2725-531 Algueirão-Mem Martins
Uma iniciativa da Claraboia
[cinema]

O Rebentos regressa à Casa da Juventude da Tapada das Mercês para a sua 3a edição com 31 curtas-metragens de 14 nacionalidades diferentes, promovendo uma programação anual internacional de cinema independente.

Num desejo permanente de renovação e expansão, esta 3a edição apresenta duas novidades: uma sessão especial numa escola e a nomeação de uma temática para cada sessão na Casa da Juventude da Tapada das Mercês. As temáticas das sessões são abordadas através de estilos e perspetivas distintas, proporcionando uma multiplicidade de olhares sobre os tópicos
“Saudade”, “Identidade”, “A Nossa Casa” e “Representações da Morte”. Com curtas-metragens da ficção ao experimental, passando pela animação e o documental, cada filme expõe uma narrativa que, no coletivo da sessão, compõem um mosaico de percepções que convidam à reflexão e ao diálogo.

Os filmes serão apresentados em cinco sessões, sendo uma destas uma sessão fechada aos alunos da Escola Secundária Leal da Câmara. As restantes quatro sessões terão lugar na Casa da Juventude da Tapada das Mercês e serão abertas ao público, onde serão exibidas as curtas-metragens seguidas de uma conversa entre os realizadores portugueses e o público, prometendo aproximar o cinema emergente aos espectadores.

O Rebentos – Mostra de Cinema Emergente está inserido no projeto de dinamização cultural Claraboia e pretende promover o trabalho de realizadores emergentes, criando também o único local de mostra de cinema independente no Concelho de Sintra. A Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações, a Associação Cultural Juvenil – Apertum Ars e a Associação Cultural Juvenil – Dínamo.

Tem como objetivos fundamentais a criação de uma programação cultural juvenil consistente ao longo do ano no Concelho de Sintra, programada, organizada e constituída por jovens entre os 16 e os 30 anos, que promova o trabalho de artistas emergentes e a criação de novos públicos. Nos primeiros anos de vida do projeto Claraboia, foi apresentada uma programação multidisciplinar nas áreas do cinema, artes visuais, literatura e música, no Concelho de Sintra.

Pretende-se alargar este trabalho avançando para um ciclo de programação recorrente, mensal e multidisciplinar, procurando estimular o interesse pela cultura junto dos mais novos, contribuindo para a promoção da inclusão e da diversidade, minorando assimetrias e fortalecendo as comunidades. Para os promotores é fundamental trazer artistas e público a Sintra, fomentar o tecido cultural local, dinamizar a programação cultural das instituições existentes, apelando a novos públicos através do trabalho de artistas emergentes e de uma programação diversificada.

Apresentação Claraboia
Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações culturais, a A3 – Apertum Ars, do concelho de Mafra, e a Dínamo, do concelho de Sintra.

Parceiros
Somos a A3 – Associação Apertum Ars: uma associação de educação popular sem fins lucrativos criada em 2018. A ideia da associação teve origem na iniciativa do Dia Aberto às Artes, e tem como fim desenvolver projetos artísticos fomentando a interdisciplinaridade e a criação de canais de comunicação e partilha entre artistas e artesãos.

Links
Facebook A3 – Apertum Ars https://www.facebook.com/a3sociedade
Instagram A3 – Apertum ars https://www.instagram.com/a3associacao/

Somos a Dínamo – Associação de Dinamização Sociocultural: uma associação que procura promover a participação juvenil, a educação para os Direitos Humanos e a cidadania ativa no concelho de Sintra, criando espaços para os jovens debaterem criarem projetos e iniciativas na sua comunidade e fomentando o diálogo com as autoridades locais e decisores políticos.

Links
Instagram Dínamo https://www.instagram.com/dinamosintra/
Facebook – Dínamo https://www.facebook.com/dinamo.pt

Site da Dínamo https://linktr.ee/dinamosintra

 

Fonte: comunicacao.claraboia

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar