O livro Gaveta de Reformas, de António Correia de Campos será apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa no dia 27 de outubro

342 views

O livro Gaveta de Reformas, de António Correia de Campos será apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa no dia 27 de outubro.

A sessão de apresentação do livro Gaveta de Reformas, de António Correia de Campos realiza-se no próximo dia 27 de outubro (quinta-feira), às 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O livro será apresentado por Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho de Finanças Públicas, Rosa Matos, administradora hospital e Jorge Correia, jornalista.

Sobre o livro
O sistema de saúde português sofreu dois embates violentos na última dúzia de anos: o ajustamento financeiro por imposição externa e a crise da pandemia Covid-19. Não recuperou ainda a sua funcionalidade, revela cicatrizes que se perpetuam e encontra-se sob ataque, justo e injusto, de muitos setores. Este é um livro essencial para ajudar a entender os fatores do bloqueio e a procurar as suas portas de saída.

Gaveta de Reformas é a designação ajustada a um elenco de reformas, algumas jamais cumpridas, outras realizadas com sucesso, mesmo que parcial. A intenção é analítica e pedagógica. Alguém com a experiência do autor teria de passar em revista o que foi acontecendo ao longo de cinquenta anos no setor da saúde em Portugal, evidenciando o que se conseguiu no esforço reformador e o que ficou pelo caminho.

O leitor encontrará aqui a explicação para a atual crise de recursos humanos e a forma de a superar com uma proposta de oferta de trabalho em dedicação plena para quem a desejar; como se preparam planos de governo e como eles derivam na sua aplicação; uma análise das três leis de base da saúde (A. Arnault, L. Beleza e M. Temido), do seu valor simbólico e do que as distingue; a descrição do atual desequilibrio entre público e privado, com o privado a crescer e o público a definhar; e ainda algumas soluções para a saída da crise envolvente.

Sobre o autor
António Correia de Campos viveu durante mais de cinquenta anos ligado à saúde. Nasceu em Torredeita – Viseu em 1942. Estudou em Viseu, Beira (Moçambique), Lisboa, Coimbra, Rennes e Baltimore (EUA). Foi técnico superior, dirigente, professor, investigador, promotor de ciência e consultor nacional e internacional. Foi eleito deputado municipal, deputado à Assembleia da República, deputado ao Parlamento Europeu e presidente do Conselho Económico e Social. Por quatro vezes foi membro do Governo, em duas delas ministro da Saúde. Escreveu uma dúzia de livros sobre temas de saúde e de administração, uma centena de artigos técnicos e científicos e várias centenas de artigos na imprensa generalista.

Ficha do Livro
Título: Gaveta de Reformas
Nº págs: 304
ISBN: 9789722131834
PVP C/ IVA: 16,90€

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar