Artigo

«O ESTADO NOVO EM 101 OBJETOS»

A LeYa/ Lua de Papel vai lançar, no próximo dia 28 de maio, o livro O Estado Novo em 101 Objetos, da autoria de Fernanda Cachão. Esta obra, que se revela uma fascinante montra do que foi a vida portuguesa no tempo da ditaduraserá apresentada por Adelino Gomes esta quarta-feira, dia 28, às 18h30, na Livraria Buchholz, em Lisboa.

Durante cinco anos a jornalista Fernanda Cachão investigou o legado material do Estado Novo, os objetos que décadas de ditadura deixaram para trás. Escolheu 101, lote onde cabem desde a fivela que adornava o cinto da Mocidade Portuguesa, ao Chrysler Imperial, pertença de Salazar, que oito comunistas viriam a usar numa ousada fuga da Prisão de Caxias.

Cada um dos objetos ajuda a construir o retrato do regime. A Licença de Porte de Isqueiro sublinha o protecionismo do Estado (que queria zelar pela nossa indústria fosforeira); a pistola semiautomática Walther PP, usada pela PIDE/DGS para assassinar Ribeiro Santos, ilumina os movimentos estudantis contra a ditadura e o colonialismo; o telegrama com que Adolf Hitler felicitou o presidente do Conselho pelo 10.º ano de governo remete-nos para as relações de Portugal com a Alemanha nazi, a Itália de Mussolini e a Espanha de Franco.

O Estado Novo em 101 Objetos é, pois, uma fascinante montra do que foi a vida portuguesa no tempo da ditadura. Em textos breves, vivos, incisivos, cada peça, cada carta, cada documento suscitam um leque de observações e assinalam, na cronologia da nossa História, o ponto onde foram inscritos – para hoje, mais uma vez, recordarmos o que nunca deve ser esquecido.

Fernanda Cachão nasceu em Setúbal, no período em que Marcello Caetano estava na presidência do Conselho de Ministros. Mudou-se no final da adolescência para Lisboa, onde ainda reside. Formou-se em jornalismo no CENJOR, tendo começado na profissão no vespertino A Capital. É pós-graduada em Escrita Literária, curso coordenado por Luísa Costa Gomes e Abel Barros Baptista na Universidade Lusófona. Participou no primeiro número da coleção Ficções (ed. Tinta Permanente), e em várias outras experiências de divulgação de autores nacionais. Fez uma pós-graduação em Edição: Livros e Novos Suportes Digitais, na Universidade Católica, e trabalhou como leitora para algumas editoras. Frequentou formações do Núcleo de Cinema Documental KINO-DOC e de Luiz Garcia/ Dobra, no Festival Internacional de Cinema de Experimental (Brasil). Foi autora de podcasts, nomeadamente no âmbito do Doc-Online, uma parceria com a Universidade do Porto, e de Liberdade a Sério, com José Jorge Letria, assinalando os 50 anos do 25 de Abril 1974, e corresponsável pela coordenação da série A Minha Guerra, no Correio da Manhã, onde atualmente é editora da revista Domingo. Em mais de trinta anos de jornalismo, escreveu também para O JornalEuronotíciasFocusPúblicoOs Meus Livros e Sábado. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa.

O Estado Novo em 101 Objetos chega às livrarias numa edição LeYa/Lua de Papel com 632 páginas e PVP de €25,90. O livro está disponível em pré-venda online.

 

Fonte: LeYa

839 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar