“O Enigma de Israel”, do jornalista Henrique Cymerman

442 views

Dois anos após o massacre de 7 de outubro de 2023,  a Dom Quixote edita “O Enigma de Israel – Uma História do Estado Judaico”, do jornalista Henrique Cymerman, para sublinhar a importância da data na História de Israel e no eterno conflito com o mundo árabe. Nas livrarias a 30 de setembro.

“Depois do massacre e da mais longa e dolorosa guerra entre Israel e a Palestina chegou o momento de aprofundar e decifrar, da forma mais honesta possível, qual é o enigma de Israel. Espero que o livro consiga iluminar muitos ângulos e realidades frquentemente ignoradas e esquecidas. As verdades absolutas são frágeis, apostemos na complexidade, de tentar informar e evitar opinar”, afirma o correspondente da SIC no Médio Oriente sobre um livro que tem prefácio do presidente do Estado de Israel, Yitzhak Herzog, e é uma tentativa de fazer uma breve história dos quatro mil anos de existência do país.

“Como é possível que, apesar de ocupar milhares de manchetes em todo o mundo, Israel continue a ser tão desconhecido? Será ignorância? Má-fé? Prefiro acreditar que é a complexidade – as verdades absolutas são absolutamente frágeis. Para compreender o presente, é preciso conhecer o passado. Por isso, quis que este livro híbrido – abarca relações internacionais, política, atualidade – incluísse uma forte componente histórica não apenas sobre Israel, mas também sobre o povo judeu“, escreve Henrique Cymerman que considera “a diplomacia pública” uma das grandes lacunas do Estado de Israel no pós-7 de Outubro. 

“Neste livro os leitores encontrarão um tesouro de ideias, revelações e histórias sábias sobre a atualidade de Israel após o massacre de 7 de outubro de 2023. Das suas páginas ressaltam o seu amor intransigente, nutrido desde casa e desde a infância, pelo seu povo e pela humanidade, e a sua aspiração à paz, estabilidade e prosperidade do Médio Oriente.”
Yitzhak Herzog, presidente do Estado de Israel, no prefácio.

“Henrique Cymerman é uma pessoa com uma vida fascinante e com uma experiência política em Israel que vai muito além do mundo da comunicação social.”
Francisco Pinto Balsemão  
“Henrique fez parte do processo que levou aos Acordos de Abraão e, durante anos, teceu relações com os palestinianos e com a maioria dos
países árabes, especialmente no Golfo.»
Miguel Ângel Moratinos, Alto-Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações

“O Henrique foi e será um anjo da paz.”
Papa Francisco
HENRIQUE CYMERMAN é um jornalista premiado, correspondente da SIC no Médio Oriente, professor na Universidade Reichman de Governo, Diplomacia e Estratégia e presidente‑fundador da Câmara de Comércio e Inovação Israel-Países do Golfo. Foi candidato ao Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho com o Papa Francisco, que o nomeou seu embaixador pessoal. Cobre o Médio Oriente há mais de 30 anos. Foi distinguido como Grande Comendador em Portugal e Espanha e recebeu 24 prémios internacionais, incluindo o Daniel Pearl Award, o Prémio do Festival de Nova‑Iorque e o Prémio Shimon Peres. É conferencista internacional e especialista em geopolítica, segurança regional e relações Israel-mundo árabe. Nasceu e viveu no Porto e instalou-se em Israel quando tinha 16 anos.Trabalha em cinco línguas.

 

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar