MUSEU DE LISBOA – REABERTURA AO PÚBLICO

145 views

Museu de Lisboa reabre com entradas e atividades grátis até final de abril

O Museu de Lisboa reabre a 5 de abril, com o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos, ao qual se juntam, no dia seguinte, 6 de abril, os restantes espaços do museu: Palácio Pimenta, Santo António e Teatro Romano. E para assinalar este regresso, até ao final de abril, a entrada e as atividades são gratuitas em todos os espaços.

horário está adaptado às circunstâncias atuais: todos os nossos núcleos estão abertos das 10h às 18h, de terça-feira a sexta-feira. Aos fins de semana, estamos abertos das 10h às 13h, com exceção da Casa dos Bicos que encerra ao domingo mas está aberta às segundas-feiras, das 10h às 18h.

Para garantir a segurança tanto dos visitantes como da equipa, o Museu de Lisboa segue as normas sanitárias da DGS em vigor.

Reabrimos com uma nova exposição temporária no Teatro Romano – Os Espacialistas no Teatro Romano. O lugar de onde se vê o Tempo, o Corpo, o Espaço – que se junta a três outras exposições temporárias em exibição nos nossos espaços: Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, no Palácio Pimenta, Valha-nos Santo António! Artesanato em tempo de Covid-19, no Santo António, e Arqueologia da Rua da Saudade. Um templo (?) romano na cidade, no Teatro Romano.

Para o primeiro fim de semana preparámos percursos e atividades para famílias, e ao longo do mês a programação será variada, com destaque para dois momentos especiais: o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (nos dias 17 e 18 de abril) e o 25 de Abril.

O Museu de Lisboa continua atento às recomendações das autoridades de saúde nacionais relativas à evolução da COVID-19, que seguirá rigorosamente.

Programação presencial | ABRIL
10 ABR 2021 A 29 ABR 2021
CASA DOS BICOS
TEATRO ROMANO
PALÁCIO PIMENTA
SANTO ANTÓNIO

10 ABR · 10H · SANTO ANTÓNIO
Percurso A presença de Santo António em Lisboa
Em parceria com o QuoVadis, Turismo do Patriarcado.
Percurso integrado na programação dos 800 anos da celebração de Santo António franciscano (1220-2020). Percurso que passa por: Museu de Lisboa – Santo António, Igreja de Santo António, Sé (visita à torre e batistério), São João da Praça, São Vicente de Fora (igreja e convento) e Capela de Nossa Srª. da Assunção e Santo António na Rua do Vale de Santo António.
Participação gratuita, com reserva obrigatória: turismo@quovadislisboa.com

 

10 ABR · 11H · TEATRO ROMANO
Hora do Conto | Manel e Chico descobrem o Teatro Romano
Bruno Magina conta-nos como o teatro romano foi descoberto, no longínquo ano de 1798. Mas podia ter sido hoje. Vamos imaginar que nós próprios o encontramos.
As personagens desta história, transformadas em fantoches, fazem-nos companhia para que tudo fique muito, muito bem explicado…
Entrada gratuita, com reserva obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

 

11 ABR · 11H · TEATRO ROMANO
Visita orientada (LGP) | O Teatro Romano de Felicitas Iulia Olisipo
Venha descobrir o meu do Teatro Romano de Lisboa, as escavações e como se organizava a cidade romana.
Entrada gratuita, com reserva obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

 

11 ABR · 11H · PALÁCIO PIMENTA
Visita orientada | A história de Lisboa
Pequena viagem pelo Palácio Pimenta, edifício setecentista que é hoje um os núcleos do Museu de Lisboa, dando a conhecer a história da cidade, desde o final do século XVI até ao início do século XX.
Entrada gratuita, com reserva obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

14 ABR · 10H30 · PALÁCIO PIMENTA
Programa pós-parto Lisboa Revela-se
Massagem e desenvolvimento do bebé
Desenvolvido em estreita colaboração com a fisioterapeuta Graça Lucena, que concebeu a ideia, este programa associa a recuperação do parto a uma experiência cultural num palácio setecentista, permitindo aprender exercícios para a recuperação da mãe, para cuidar do bebé e, claro, sem esquecer o pai.
A construção de laços afetivos entre a mãe (ou o pai) e o bebé através do toque e do contacto visual será promovida nesta sessão que promete ainda revelações muito curiosas na visita à exposição do Museu.
Bilhetes 5 € reservas@museudelisboa.pt

 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

17 ABR · 10H30 · SANTO ANTÓNIO
Percurso De Santa Cruz do Castelo ao Santo António
Percurso entre a Igreja de Santa Cruz do castelo, Sé e Santo António. Em parceria com Signinum.
Participação gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

17 ABR · 10H30 · PALÁCIO PIMENTA
Atividade para famílias Natureza a preto e branco
Quantas cores conseguimos descobrir numa cidade a preto e branco? As fotografias da Lisboa dos finais do século XIX e dos princípios do século XX revelam uma cidade que temos de imaginar plena de natureza e de cor. Onde havia hortas, há agora prédios e estradas; onde se colhiam uvas e morangos, deslizam agora skates e trotinetas. Após uma visita cheia de revelações sobre a evolução da cidade, vamos, de lupa na mão, observar fotografias antigas em detalhe e, de forma criativa, colorir a natureza nelas escondida.
> 6 anos; Duração: 90 minutos
Participação gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

17 ABR · 11H30 · CASA DOS BICOS
Percurso | De Olisipo a Lixbõa. Da Casa dos Bicos à Muralha de D. Dinis
Em parceria com o Museu do Dinheiro
Participação gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

18 ABR · 10H30 · CASA DOS BICOS
Percurso | Da Ribeira à Estalagem do Rossio
Uma viagem ao coração de Lisboa que, no século XVI, se transformou no epicentro económico dos velhos e “novos mundos”, descobertos com a expansão marítima. Neste percurso, descobrem-se alguns dos mais recentes achados arqueológicos para melhor conhecer o urbanismo, a arquitetura e o quotidiano da Lisboa quinhentista.
Participação gratuita, com inscrição obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

21 ABR · 11H30 · TEATRO ROMANO
Oficina para famílias Lenda de Roma
É dia da fundação da cidade de Roma, a cidade capital do Império. Vamos mostrar a lenda dos irmãos Rômulo e Remo, animada por marionetas, no Teatro Romano.
Participação gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

21 ABR · 18H · TEATRO ROMANO
Ciclo de palestras À Mesa no Teatro Romano
Uma mesa para um Império: globalização e cosmopolitismo em Roma
por Inês de Ornellas e Castro
O Museu de Lisboa – Teatro Romano apresenta, entre abril de 2021 e março de 2022, o ciclo de palestras «À Mesa com o Teatro Romano» que aborda o tema da alimentação.
Uma mesa para um Império: globalização e cosmopolitismo em Roma é o título da palestra que marca o início do ciclo, pela historiadora Inês de Ornellas e Castro. À luz de fontes escritas (em particular o receituário atribuído a Apício) e iconográficas, pretende-se refletir sobre a evolução das práticas alimentares e modelos de comensalidade nascidos em Roma e sobre o diálogo proporcionado pela expansão no Mediterrâneo num período em que houve grandes alterações (I a.C.-V d.C).
Participação gratuita, sujeita a uma lotação reduzida e a reserva: reservas@museudelisboa.pt

24 ABR · 10H30 · PALÁCIO PIMENTA
Visita orientada | Exposição «Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI»
Recuamos até à Lisboa da Idade Média para demonstrar a importância das hortas urbanas na sustentabilidade alimentar e no tecido social das cidades no presente e no futuro.
Entrada gratuita, com reserva obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

24 ABR · 11H · CASA DOS BICOS
Visita orientada | A Casa dos Bicos
A Casa dos Bicos foi edificada entre 1521 e 1523, por ordem de Brás de Albuquerque. Este é o princípio da história que o sítio arqueológico guarda. Mas há mais história para conhecer. Quer saber mais? Venha daí!
Entrada gratuita, com reserva obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

24 ABR · 11H · TEATRO ROMANO
Apresentação do podcast LU.GAR.OCULTO.LX
A partir de um itinerário da autoria do Museu de Lisboa – Teatro Romano e em conjunto com “Memoria Imaterial” nasceu LU.GAR.OCULTO.LX, um itinerário em formato de podcast.
É um convite a acompanhar virtualmente o visitante por uma área da cidade, percorrendo-a longa e demoradamente, ficando a conhecer algumas das histórias escondidas por trás de um nome. Parte-se da toponímia para, percorrendo ruelas, becos e vielas, caminhos mais ou menos largos, mais ou menos estreitos, escadinhas e calçadas, se conhecer a cidade de uma forma distinta, abraçando histórias de vida, voos de imaginação, lendas e passagens literárias, interferências musicais e ambientes sonoros.
Entrada gratuita com reserva obrigatória: reservas@museudelisboa.pt

 

25 de Abril

25 ABR · 10H30 · TEATRO ROMANO
Percurso O Povo está na rua! Os sítios das revoluções
Como se fazem as revoluções
Rebeldia e conspiração! São necessários muitos ingredientes para fazer uma revolução! Ao longo da sua história, Lisboa foi palco de múltiplos golpes, insurreições, motins, rebeliões e revoltas que mudaram para sempre o destino do país. Neste percurso, por praças e paços, revisitam-se os locais onde tiveram lugar as principais revoluções, desde 1385 a 1974.
>12 anos, 90 min. Participação gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

 

25 ABR · 11H · TEATRO ROMANO
Oficina para famílias
Mariana, Malala, Antígona e Thunberg. Eu tenho voz
Partindo da obra intemporal Antígona, desafiamos à participação cívica num diálogo e reflexão sobre crença, mito, valores e liberdade.
A que causa dão voz? À erradicação da pobreza? Aos problemas éticos na interrupção da vida humana? Igualdade de género? À sustentabilidade do planeta?
>10 anos, 75 min. Participação gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

29 ABR · 18H · TEATRO ROMANO
Hora de Baco
Concerto Zé Pinho & Amigos
Nos meses que se seguiram ao 25 de abril de 1974, o país explodiu de liberdade! Era a primeira vez que os portugueses podiam dizer em público o que pensavam e por todo o lado surgiam manifestações de júbilo. Para quem viveu então esses momentos, não é possível esquecer a emoção de se sentir finalmente livre.
Zé Pinho reúne regularmente um grupo de amigos que gostam de celebrar o entusiasmo desses tempos com a música dos que cantaram a revolução, nomes como Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Luís Cília, entre outros.
É o mês de celebrar a Liberdade na Hora de Baco.
Entrada gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

30 ABR · 18H · TEATRO ROMANO
12 Meses, 12 Histórias – O que une Pompeia e o Teatro Romano de Lisboa?
Visita orientada
Em abril trazemos uma nova história sobre o teatro romano de Lisboa. Mais do que uma história é uma enorme e curiosa coincidência.  Sabia que foi precisamente 50 anos depois da descoberta da cidade de Pompeia que ocorreu a descoberta do teatro de Lisboa? Contamos-lhe tudo nesta nova história que o Museu de Lisboa – Teatro Romano lhe oferece.
Entrada gratuita, sujeita a reserva: reservas@museudelisboa.pt

Todas as atividades estão sujeitas a uma lotação reduzida cumprindo as normas da DGS.
Para controlo das lotações, todas as atividades requerem reserva (
reservas@museudelisboa.pt).

Fonte: Museu de Lisboa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar