Museu de Lisboa apresenta nova exposição de longa duração do piso térreo do Palácio Pimenta

765 views

Com dez mil miniaturas de edifícios que se estendem por mais de dez metros de comprimento e por quatro metros de largura, a Maqueta de Lisboa anterior ao Terramoto de 1755, uma das peças mais emblemáticas do acervo do Museu de Lisboa, volta a estar disponível ao público após obras de renovação do edifício e da museografia do Palácio Pimenta (Piso 0).

 

A nova exposição de longa duração do Museu de Lisboa é um convite para uma Viagem ao interior da cidade, que revela a evolução de Lisboa desde o Paleolítico, há mais de cem mil anos, quando os primeiros habitantes chegaram a este território, até ao esplendor que a cidade atingiu no reinado de D. João V (r. 1706 – 1750).

 

O percurso, organizado de forma cronológica, desvenda diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território, complementadas por aspetos da vida quotidiana, importantes marcos arquitetónicos, artísticos e arqueológicos.

 

Como complemento a este percurso, a exposição apresenta uma área específica dedicada à importância da cerâmica na construção e na identidade de Lisboa, tão presente em artefactos antigos encontrados em escavações arqueológicas, como em revestimentos cerâmicos de edifícios públicos e privados.

O discurso expositivo sobre a história da cidade terá, em breve, continuidade no piso 1 do Palácio Pimenta, após a realização das respetivas obras.

 

A nova exposição de longa duração abre ao público a 9 de junho e vai contar com um programa paralelo de visitas orientadas e atividades para famílias.

 

Viagem ao interior da cidade – 1.ª Parte
Data de abertura ao público: 9 de junho
Local: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Campo Grande, 245. 1700-091 Lisboa
Contactos: 217 513 200; info@museudelisboa.pt
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)
Entrada: 3 € (acesso a todos os espaços do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta)
Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt ou na receção do Museu.
Mais informações: museudelisboa.pt

 

Fonte EGEAC

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar