MirAnda apresenta novo disco Uma Mulher na Cidade no dia 18 de Maio no B.Leza

79 views

(…) Há regressos que valem como novidades, quase estreias. Mas significam mais quando percebemos que a ausência pública foi, afinal, um período de pesquisa, de trabalho, de engrandecimento. Se MirAnda já era a componente mais inquietante e sedutora dos OqueStrada, em “Uma Mulher na Cidade” vamos descobri-la a assumir a condução plena do que se passa. E não é pouco…”

 

João Gobern

Marta Miranda, natural de Lisboa, mas criada entre o Alentejo e o Algarve, é uma artista multifacetada, residente em Almada, mas também com os olhos na outra margem, Lisboa, por onde caminha sempre que atravessa o rio Tejo. O seu percurso artístico começou na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo, conhecida como Chapitô, e floresceu como vocalista da banda OqueStrada a partir de 2002.

OqueStrada, sob a sua direcção musical, criou um estilo único chamado “FadoBeat”, que mescla influências do fado português, batidas afro-brasileiras e hip-hop. O sucesso da banda levou-os a tocar em festivais e prestigiadas salas por toda a Europa, culminando no convite, único até hoje a uma banda portuguesa, para actuarem na gala/ concerto do Prémio Nobel da Paz em Oslo, em 2012. 

Além de sua carreira musical, Marta Miranda destacou-se como diretora artística através da criação de vários espetáculos como Fadiagem e projetos como A Incrível Tasca Móvel, que representou Lisboa no LA MERCÈ 2018 em Barcelona. A sua contribuição cultural também incluiu a direção da Tasca Beat do Rosário, um local emblemático em Lisboa que promovia a arte, a música e o convívio.

Após o sucesso com OqueStrada, Marta Miranda embarca num caminho a solo como MirAndaO seu álbum de estreia, Uma Mulher na Cidade, que é uma alusão ao disco Um Homem na Cidade de Carlos do Carmo de 1977, reflete a diversidade musical e cultural de uma Lisboa cosmopolita, explorando influências que vão desde o fado até o funaná, passando pelo desert blues e pela cumbia argentina. O disco conta com a colaboração de talentosos artistas de todo o mundo, unidos pela sua paixão pela cidade e a que MirAnda chama de “Os Amantes de Lisboa”, fazendo assim referência ao filme Os Amantes do Tejo de 1955, com Amália Rodrigues como protagonista.

O álbum Uma Mulher na Cidade, lançado pela editora alemã Jaro Medien, alcançou destaque no Transglobal World Music Chart e foi considerado pela German Record Critics’ Award Association como o melhor álbum de World Music no último trimestre de 2023.

A seleção do repertório deste disco divide-se entre fados e composições originais, num total de 10 temas. No fado, MirAnda deu destaque aos compositores e à diversidade de estilos, como Alain Oulman e Artur Ribeiro, que representam duas estéticas e linhagens distintas dentro deste género musical. Na produção do disco está Alê Siqueira, multipremiado com 3 Grammys e produtor de artistas como Caetano Veloso, Os Tribalistas ou Elza Soares.

O lançamento oficial do álbum, marcado para 18 de Maio no B.Leza, será um encontro da diversidade cultural e musical de Lisboa com a presença de MirAnda (voz), Simone Carugatti (Guitarra e Ukulele), Ganso (programações) e vários outros músicos convidados que contribuíram para o disco.

“Conto Contigo” é o primeiro single, lançado com videoclipe filmado nas ruas da cidade onde MirAnda se cruza com as pessoas e as sonoridades que a inspiram. Neste caso, a composição, a letra da canção e a inspiração são de Joana D’ Água. É um daqueles temas que expressam bem o que João Gobern diz do disco: “fazendo de Lisboa o centro nevrálgico e magnético, dá mesmo a volta ao mundo, guiando-nos por caminhos inesperados e insuspeitos, mas que acabam por representar os reflexos da vontade de personalizar e de transformar tantas escolas e tantas formas musicais.”

 

 

Fonte: letstartafire.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar