MASSADA DE BACALHAU, DE COENTRADA

1227 views
Coza duas postas de bacalhau do lombo já dessaladas. Limpe-as de peles e espinhas, lasque-as e reserve-as num pouco da água da cozedura, para que não sequem.
Coza 400g de massa (macarrão, cotovelo ou outra a seu gosto) na água da cozedura do bacalhau. Terá de ir acrescentando pequenas porções de água a ferver, até que a cozedura da massa e a liquidez do cozinhado fiquem a seu gosto. Tempere de sal e, se gostar, adicione piripiri.
Entretanto, no copo da varinha ou no liquidificador coloque 2 ou 3 dentes de alho, um bom molho de coentros picados grosseiramente (folhas e caules), 0,5 dl de azeite e uma pequena golada da dita água da cozedura. Obtenha aí um batido pastoso de uma bela cor verde.
Com a massa ainda em lume brando, misture o bacalhau, uma colher de sopa de pimento vermelho picado ou cortado às tirinhas muito finas e, por fim, o batido. Revolva com cuidado, a fim de homogeneizar.
Enfeite com ovos cozidos cortados aos gomos e azeitonas pretas.
Sirva imediatamente e bem quente, acompanhado de um bom vinho alentejano, branco ou tinto, tanto faz.
Experimente, substituir a massa por arroz.
Bom apetite.

António Galopim de Carvalho

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar