Mariana Pestana é a nova Chief Curator do Centro de Arquitetura do MAC/CCB

258 views

“O Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém tem o gosto de informar que, em resultado da open call internacional lançada em 2023, está encontrada a nova Chief Curator para o Centro de Arquitetura do MAC/CCB.

Mariana Pestana é arquiteta, curadora e investigadora. Tem um doutoramento em Architectural Design da Bartlett School of Architecture (2019), fez mestrado em Narrative Environments na Central Saint Martins, University of the Arts London, com bolsa da Calouste Gulbenkian Foundation (2010), e licenciou-se em Arquitectura na FAUP, Universidade do Porto (2006). Trabalha como Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico e é investigadora no ITI (Interactive Technologies Institute) na mesma instituição. É Coordenadora de Arte e Cultura do projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails. Através de programas culturais, exposições, instalações e publicações, explora o papel crítico e ficcional da arquitetura. É cofundadora do estúdio interdisciplinar The Decorators desde 2010 e foi curadora-geral da 5.ª Istanbul Design Biennial Empathy Revisited: designs for more than one. É editora do livro com o mesmo título (Onomatopee, 2021) e de Fiction Practice (Onomatopee, 2020). Foi cocuradora das exposições Eco-Visionaries, (MAAT, Lisboa, Matadero, Madrid, e Royal Academy, Londres) e The Future Starts Here (V&A, 2018). Trabalhou como curadora no Departmento de Arquitetura, Design e Digital no Victoria & Albert, e lecionou na Central Saint Martins e no Chelsea College of Arts, entre outras universidades no Reino Unido, na Holanda e em Portugal. O seu trabalho autoral foi exposto na Bienal de Arquitetura de Veneza (Pavilhão de Portugal de 2014 e Pavilhão do Reino Unido de 2020), na Stanley Picker Gallery, nos Jardins Efémeros, no Festival Walk & Talk e na Bienal Bi-City de Urbanismo e Arquitetura de Shenzhen. O seu trabalho curatorial foi publicado no The GuardianFinancial Times e New York Times, bem como em órgãos especializados, tais como FriezeWallpaper, Icon ou Architects Journal. 

O processo de seleção, conduzido pelo Conselho de Administração do CCB, optou pelo projeto apresentado pela arquiteta Mariana Pestana, que se distinguiu pela qualidade e inovação da proposta curatorial e de programação no campo da arquitetura. Fruto da sua experiência nacional e internacional, Mariana Pestana propôs uma abordagem de carácter arrojado que materializa a relação da arquitetura com outros campos do saber e das práticas artísticas, trazendo para o debate público diferentes temáticas da atualidade que, assim, concretizam a ideia de «chão comum» que tem vindo a ser trabalhada no CCB.

De registar também que, entre as 25 candidaturas recebidas, oriundas de diversas zonas geográficas, se encontram projetos de enorme qualidade, claramente desafiadores para o processo de seleção.

Assim, a partir de 1 de março deste ano, Mariana Pestana iniciará funções como Chief Curator do Centro de Arquitetura do MAC/CCB por um período de 4 anos.”

 

Fotografia: Mariana Pestana ©Rodrigo Cardoso

Fonte:ccb.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar