MARATONA FOTOGRÁFICA DE LISBOA DESAFIA FOTÓGRAFOS A PERCORRER AS RUAS DA CIDADE

1115 views

12 horas a fotografar ao ar livre, competindo por 8.000€ em prémios, é a melhor proposta de desconfinamento deste ano para todos os amantes de fotografia

 

No dia 29 de maio vai realizar-se a Maratona Fotográfica de Lisboa 2021, um evento ao ar livre que desafia fotógrafos amadores ou profissionais a percorrerem as ruas da capital, individualmente ou em família, durante um dia (12 horas), em busca das melhores fotografias sobre diversos temas propostos pela organização. No final do evento, um Júri constituído por seis ilustres fotógrafos de especializações diversas determina os vencedores.

A Maratona Fotográfica de Lisboa tem uma importante componente cultural, lúdica e de entretenimento enquanto proposta de exercício criativo ao ar livre e enquanto desafio de fotografar o melhor possível dentro de um espaço limitado de tempo. Simultaneamente o evento tem uma componente competitiva com mais de oito mil euros em prémios, a distribuir pelos vencedores da “Competição Principal” e da “Competição Melhor Fotografia por Tema” – podendo vir a ser premiados até 28 fotógrafos diferentes.

A escolha dos vencedores estará a cargo de um Júri independente composto por um painel heterogéneo de seis fotógrafos de diferentes especializações e com reconhecidos méritos profissionais, artísticos e estéticos nas suas áreas de atuação: Bárbara Tomaz, Camilla Watson, Gonçalo Delgado, Micaela Sousa, Nuno André Ferreira e Ricardo Oliveira Alves. 

Podem participar todas as pessoas devidamente inscritas, sem limite mínimo ou máximo de idades, com uma câmara fotográfica digital. Embora a definição de Maratonas Fotográficas inclua a palavra “Maratona” isso não significa que os participantes têm de correr ou percorrer a distância de uma Maratona (na definição clássica da palavra). Trata-se de uma Maratona Fotográfica pelo facto de os participantes passarem um número elevado de horas a fotografar numa perspetiva competitiva. Não ganha o participante mais rápido, mas sim o que apresentar as melhores fotografias e obtiver a melhor pontuação atribuída pelo Júri.

A edição de 2021 da Maratona Fotográfica de Lisboa vai ter todos os seus checkpoints no centro histórico de Lisboa. Informações e inscrições em https://www.maratonafotograficadelisboa.pt/.

 

Categorias de Participação

Haverá duas categorias e uma sub-categoria de idade premiadas: Categoria Geral (Participantes > 20 anos), Sub-categoria Júnior (Participantes com 16, 17, 18 ou 19 anos) e Categoria Infantojuvenil (Participantes < 16 anos). Para a Categoria Infantojuvenil o maior objetivo é a realização de um evento que promova um estilo de vida saudável, ao ar livre, de exploração do meio envolvente e culturalmente enriquecedor, por isso foi retirado peso à parte competitiva desta categoria e serão premiados todos os participantes que atinjam os objetivos mínimos propostos.

Com o objetivo de tornar este evento adequado a todos os elementos das famílias apaixonadas por fotografia, a inscrição dos participantes com idade inferior a 16 anos é gratuita, podendo ser efetuada apenas se houver um adulto responsável que os acompanhe no dia do evento e que este esteja inscrito na Categoria Geral. A inscrição dos adultos com idade superior a 20 anos tem o custo de 20 euros, enquanto os participantes de 16 a 19 anos pagam apenas 14 euros.

Mais informações sobre o regulamento podem ser consultadas no site da Maratona Fotográfica de Lisboa 2021.

 

Condições de Segurança (Covid-19)

Os checkpoints de passagem obrigatória estarão situados em locais amplos para evitar a aglomeração de participantes e serão cumpridas escrupulosamente as normas de segurança no âmbito da pandemia por Covid-19 recomendadas pelas autoridades de saúde (delimitação das zonas de passagem, sinalética para distanciamento dos participantes, dispensadores de álcool gel, etc).

 

Mais informações:

https://www.maratonafotograficadelisboa.pt/

info@maratonafotograficadelisboa.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar