Livro da chef pâtissière Fabiana Pragier destina-se a quem tem restrições alimentares e a todos os que pretendem ter uma alimentação mais saudável

772 views

A conhecida fundadora da escola Fabipragier apresenta, no seu livro, uma seleção de receitas simples e deliciosas de bolos, sobremesas e pães sem glúten ou leite animal, para que pessoas alérgicas ou intolerantes possam ter a mesma experiência gastronómica que as demais.

A LeYa/Casa das Letras publica, no próximo dia 23 de abril, o livro Uma Vida Doce Sem Glúten e Sem Lacticínios, de Fabiana Pragier. Formada na Le Cordon Bleu de Londres, a conhecida chef pâtissière que fundou a Fabipragier (escola online especializada em panificação e confeitaria sem glúten e sem lacticínios), apresenta, no seu livro, uma seleção de receitas simples e deliciosas de bolos, sobremesas e pães sem glúten ou leite animal, em parte inspiradas na culinária europeia com um touch de brasilidade.

 

Especializada na criação de receitas sem glúten ou leite animal, devido às suas próprias restrições alimentares, Fabiana Pragier dedica Uma Vida Doce Sem Glúten e Sem Lacticínios a quem tem tais restrições e aos seus familiares, mas também a quem pretende ter uma alimentação mais saudável, livre de glúten e de produtos lácteos, mas que inclua os seus pratos, bolos e sobremesas favoritos. O livro encontra-se dividido em quatro capítulos – Para começar bem o dia…, Chá ou café?, Para os miúdos e Final Feliz – e inclui receitas como Bolo de Fubá com Goiabada, Brownie de Caramelo Salgado, Cheesecake de MatchaCupcakes de Baunilha, Empanadas Argentinas, Pão de Queijo, Pudim Brigadeiro ou Tarte de Chocolate sem Farinha, entre outras. Todas as receitas foram criadas e testadas para que qualquer pessoa tenha sucesso na cozinha, mesmo em casa, e com ingredientes fáceis de encontrar em qualquer loja ou supermercado. O nível de dificuldade é intermédio, quase básico, e as receitas vão sempre correr bem, mesmo a quem não tenha experiência em pastelaria.

Fabiana Pragier é chef pâtissière especializada em alimentação livre de alergénicos. Polaco-brasileira, nascida em São Paulo, onde viveu até aos 20 anos, Fabiana mudou-se para a Alemanha para estudar. Regressou mais tarde ao Brasil onde teve durante muitos anos uma empresa imobiliária internacional. Mas o seu coração sempre esteve na cozinha, o que a levou a fazer uma segunda formação nesta área e a mudar de ramo. Viajou pelo mundo até chegar a Londres e iniciar esse novo capítulo. Formou-se na Le Cordon Bleu de Londres, uma das escolas francesas mais prestigiadas e a mais antiga do mundo. Hoje dá aulas, dirige a Fabipragier e desenvolve um extenso trabalho de pesquisa para a criação de novas receitas dentro deste segmento. Colabora em várias publicações da área, em parceria com médicos e outros chefs, nomeadamente com o Dr. Andrew Jenkinsson, um dos especialistas em cirurgia bariátrica no Reino Unido, autor do livro Why We Eat Too Much?.

 

Sobre as suas motivações – ciência da alimentação livre de alergénicos, o privilégio de ter trabalhado ao lado de profissionais de renome no primeiro hotel de 5* da Europa totalmente gluten and dairy free e de ter estudado com vários chefs especializados oriundos de diversas partes do mundo, mas também sobre o mercado da pastelaria sem glúten ou produtos lácteos, Uma Vida Doce Sem Glúten e Sem Lacticínios chega às livrarias no próximo dia 23 de abril numa edição da Casa das Letras com 176 páginas e um PVP de €19,90.

 

Fonte: Le Ya

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar