Depois de ter passado por Hanôver na Alemanha, esta conferência chega agora à cidade de Lisboa, sob o mote “Building Europe’s Quantum Future Together”, reunindo um painel de investigadores, líderes da indústria e decisores políticos que têm estado a desenhar o futuro das tecnologias quânticas. Este evento decorre na Cultugest, de 18 a 20 de novembro.
Os especialistas convidados para esta edição são: o Prof. Dr. Christoph Marquardt (Chair of Optical Quantum Technologies – FAU Erlangen-Nürnberg and Max Planck Institute for the Science of Light) que coordenou o desenvolvimento do primeiro satélite de comunicações quânticas da União Eurooeia, recentemente lançado; o Prof. Dr. Ignacio Cirac (Director no Max Planck Institute of Quantum Optics); Gustav Kalbe (Head of Unit – High Performance Computing and Quantum Technologies na Comissão Europeia); o Prof. Dr. Tommaso Calarco (Director, Institute for Quantum Control PGI-8); Thierry Botter (Director do QuIC); e Rui Semide (CEO da Entangled Space – primeira startup tecnológica quântica portuguesa), entre outros.
“A propósito da celebração dos 100 anos do desenvolvimento da mecânica quântica, e da ONU ter elegido 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas (IYQ), este evento ganha um sentido maior. Durante a EQTC serão partilhados os últimos desenvolvimentos no domínio das Tecnologias Quânticas, tecnologias da informação emergentes que estão a revolucionar a computação, as comunicações cifradas, e a sensorização”, refere Yasser Omar, Presidente do PQI – Portuguese Quantum Institute e Professor no Instituto Superior Técnico. “Estão previstos mais de 500 participantes, e mais de 50 palestras e painéis de discussão com os líderes desta área, dos sectores académico, privado, e público, que apresentarão os mais recentes desenvolvimentos em termos de ciência e de inovação, e discutindo as suas implicações societais, éticas, e de soberania”, acrescenta.
Na cerimónia de abertura, serão anunciados os resultados da primeira prospeção arqueológica no Mundo – que usou um gravímetro quântico, realizada recentemente na baixa pombalina da cidade de Lisboa, sem qualquer escavação, numa iniciativa do PQI, em parceria com a empresa Exail e o CAL – Centro de Arqueologia de Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa. Nesta sessão será também realizada, ao vivo, uma demonstração pioneira de comunicações quânticas usando um cabo submarino. Trata-se de uma iniciativa do PQI em parceria com a Altice, QTI, e Telsy.
Segundo Yasser Omar, “a sessão de abertura contará com uma intervenção do Dr. Gustav Kalbe, da Comissão Europeia, sobre o programa europeu de Tecnologias Quânticas, e o Pacto Quântico recentemente assinado pelos 27 Estados Membros da UE. Teremos ainda, várias sessões especiais, com destaque para uma sessão sobre Computação Quântica e Inteligência Artificial”.
Ao longo destes dias, os participantes podem ainda assistir a uma demonstração ao vivo de comunicações quânticas; ter acesso a uma exposição que apresentará os mais recentes desenvolvimentos de startups, projectos e iniciativas quânticas a nível europeu; e participar no Laboratório de Finanças Quânticas, organizado pelos Serviços de Consultoria do Banco Europeu de Investimento.
No encerramento desta conferência, vão ser anunciadas duas iniciativas importantes: o lançamento europeu do Ano Internacional da Ciência e Tecnologias Quânticas, declarado pela ONU para 2025, e o lançamento global da Quantum Cities, com a presença da Dra. Amal Kasry, da UNESCO.
A EQTC é organizada pela Quantum Flagship, PQI – Portuguese Quantum Institute, e a Comissão Europeia.
Sobre o PQI:
O PQI – Portuguese Quantum Institute (https://pqi.pt/) tem por objetivo desenvolver a investigação, a inovação, as políticas públicas, a formação, e a divulgação científica no domínio das Tecnologias Quânticas. Participa em vários projetos de investigação europeus, nomeadamente no domínio da Computação Quântica, da Internet Quântica, e dos Sensores Quânticos. O PQI acolhe o Portuguese Quantum Innovation Centre, juntando empresas e startups portuguesas activas nesta área. O Observatório de Tecnologias Quânticas do PQI monitoriza anualmente o nível de progresso do programa europeu em Tecnologias Quânticas. O programa Talentos Quânticos do PQI promove a iniciação à investigação neste domínio com bolsas para excelentes alunos de licenciatura e de mestrado de universidades portuguesas. A Rede de Escolas Quânticas junta professores do secundário de escolas portuguesas e de países lusófonos para desenvolver actividades educativas. O PQI coordena o World Quantum Day – 14 Abril (https://worldquantumday.org/), uma iniciativa envolvendo mais de 65 países.
Sobre a Quantum Flagship:
A Quantum Flagship é uma iniciativa de grande escala financiada pela UE com mil milhões de euros ao longo de um período de 10 anos. Consiste num conjunto coerente de projectos de investigação e inovação selecionados através de um processo exaustivo de análise pelos pares. Os novos convites da UE à apresentação de projectos serão lançados com base na nova Agenda Estratégica de Investigação e Indústria SRIA 2030, garantindo que todos os intervenientes estão alinhados na prossecução dos objectivos da iniciativa emblemática. O objetivo é consolidar e expandir a liderança científica e a excelência europeias nesta área de investigação, lançar uma indústria europeia competitiva no domínio das tecnologias quânticas e tornar a Europa uma região dinâmica e atraente para a investigação, as empresas e os investimentos inovadores.
Sobre a Conferência:
- Inscrições: https://www.eqtc.eu/registration
- Painel de oradores: https://www.eqtc.eu/meetthespeakers
- Morada: Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos. Rua Arco do Cego, 50, 1000-300 Lisboa
Foto:freepik
Fonte:
Câmara Municipal de Lisboa
Direção Municipal de Cultura