LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival 15.ª edição

969 views

A 15.ª edição do LEFFEST –Lisbon & Sintra Film Festival apresenta uma programação ambiciosa que inclui filmes de diversas cinematografias realizados por nomes consagrados, mas também por jovens cineastas. Como sempre, o festival programa ainda exposições, concertos e debates.

10 novembro a 21 novembro 2021

Wes Anderson faz as honras de abertura do festival com o muito aguardado The French Dispatch, uma paródia que homenageia os editores e jornalistas destemidos de revistas literárias similares à The New Yorker, ambientada numa fictícia cidade francesa do século XX. Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, protagonizado por Penélope Cruz e Milena Smit, é outra das antestreias. Destaque também para Benedetta, de Paul Verhoeven, que faz uma reconstrução da história da abadessa italiana do século XVII, Benedetta Carlini, retratando um caso real de homossexualidade feminina num contexto de alta hierarquia monástica. Paul Schrader, François Ozon e os portugueses Joaquim Pinto e Nuno Leonel, são outros dos vários cineastas a apresentarem os seus mais recentes trabalhos em antestreia.

Cristi Puiu, realizador romeno e importante nome do cinema europeu contemporâneo é um dos homenageados com uma retrospetiva que revela uma obra assente na reflexão dos valores morais e de questões filosóficas. Também a realizadora e argumentista neozelandesa Jane Campion, que retrata recorrentemente mulheres que vivem à margem da sociedade, tem um ciclo dedicado à sua filmografia. Destaque ainda para o trabalho de Ryûsuke Hamaguchi, cineasta japonês que tem vindo a ganhar protagonismo com o seu cinema realista e despojado,e para o foco na obra de Rodrigo Areias, realizador e fundador da produtora Bando à Parte. Todos os homenageados marcam presença no LEFFEST.

LEFFEST celebra a Cultura Rom que integra uma grande diversidade artística ligada aos povos roma: ciganos, sintis, manouches, yeniche e caló. Uma viagem que vai da Península Ibérica à Europa Oriental e enaltece um conjunto de povos que têm vivido uma longa história de discriminação, segregação e genocídio. Contrário ao que seria suposto, o ódio xenófobo mantém-se ainda hoje. É contra essa tendência que o festival programa um conjunto de eventos únicos: cinco concertos, três debates, uma exposição e um ciclo de cinema com convidados e conversas. Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, o fadista Ricardo Ribeiro, a pintora e escritora rom austríaca Ceija Stojka, os realizadoresTony Gatlif,  Leonor Teles, Michael Chaplin, Carmen e Dolores Chaplin são alguns dos nomes que compõem este programa.

Programação integral aqui

INFORMAÇÕES: T. 215 832 809 | info@leffest.com

Créditos:”The French Dispach” de Wes Anderson. Filme de abertura do LEFFEST’21

Fonte: Agendalx

3 € a 8 € – preços p/ sessões de cinema

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar