KATIA GUERREIRO “20 ANOS DE FADO”

1375 views

12 DE DEZEMBRO 2020 * 21:30 | TEATRO TIVOLI BBVA

Katia Guerreiro regressa a Lisboa em nome próprio, num espectáculo onde recorda e comemora alguns dos momentos mais importantes e felizes da sua carreira.

Este espectáculo conta com a Participação dos Músicos: Pedro de Castro e Luís Guerreiro (Guitarra Portuguesa), André Ramos e João Mário Veiga (Viola) e Francisco Gaspar (Viola Baixo), para alem de alguns convidados a anunciar brevemente.

O FADO DE SER FADISTA…

Era uma vez, há vinte e um anos, em Lisboa…

A Casa de Fados, cheia, era um santuário num daqueles dias em que o ambiente, a atmosfera e a inspiração contaminavam as almas de cada um. Os tais dias em que o fado não se ensaia, não se prepara nem se organiza… desta vez é ele que toma conta de nós e pura e simplesmente, acontece…

Era uma noite única, apenas dedicada aos músicos, não estando previstas atuações ou intervenções de cantadores ou cantadeiras. Já se tinham ouvido alguns dos mais importantes músicos da época e da história, alguns mais velhos, os mestres, e alguns mais novos, os virtuosos e as promessas.

A Casa estava cheia de fadistas, mas ninguém se chegou à frente para cantar. Ainda não se tinham ouvido as cordas das guitarras a servir de guia da alma de quem pega nas palavras para nos contar as histórias que o fado canta.

Chegou uma miúda, vinte e poucos anos, estudante de medicina. Não era suposto cantar, mas alguém disse: nenhum fadista profissional ou experiente deverá cantar esta noite, mas porque não abrir uma exceção a uma nova voz, a uma estreia? Se a noite está como está, quem sabe o que nos pode acontecer… Começou a cantar… mudou tudo, já não era a noite das guitarras; era uma noite em que surgiu uma nova grande fadista, uma grande promessa…

Era uma vez, há vinte anos, em Lisboa…

Um ano depois, entre a conclusão do curso de medicina, as noites de fados, as tertúlias e as atuações em vários eventos e pequenos espetáculos, Katia Guerreiro foi uma das artistas convidadas a participar no espetáculo de homenagem à Senhora Dona Amália Rodrigues, no Coliseu dos Recreios.

O Público e crítica renderam-se à sua interpretação de “Amor de Mel, Amor de Fel”, considerando-a a melhor atuação da noite… em que decidiu que queria ser para sempre Fadista…

Fonte : INHA

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar