JORGE PALMA CONFIRMADO NO SEGUNDO DIA DO NOS ALIVE’23

436 views

Jorge Palma é a nova confirmação do Palco Heineken no segundo dia do NOS Alive. Um dos músicos mais icónicos do país, junta-se ao vivo e a cores para as celebrações da 15ª edição do festival.

Compositor e intérprete admirado pelos colegas, amado pelo público, demasiado célebre para o papel de génio obscuro, demasiado genuíno e rebelde para ser um músico previsível e formatado, Jorge Palma é um caso raro em Portugal.

O seu percurso de vida observa-se sempre a par da música. Exímio pianista, começou a aprender a tocar este instrumento apenas com seis anos de idade. Durante a adolescência e a par da formação erudita começa a interessar-se pelo rock’n’roll, e de um modo geral pela música popular americana e inglesa. Durante os anos 70 e o princípio da década de 80 o seu percurso artístico dividiu-se entre as suas primeiras edições fonográficas em Portugal e as ruas e carruagens de metro de cidades europeias como Paris e Copenhaga, onde enfrentava o público de guitarra em punho.

Terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e no ano seguinte editou o emblemático álbum “Só”. Na mesma década formou o “Palma’s Gang” e integrou projectos como os “Rio Grande” ou os “Cabeças no Ar”. Ao longo da sua carreira lançou vários discos de originais, compôs êxitos e somou discos de ouro, tendo atingido a marca da dupla platina com “Voo Nocturno”. A sua obra contém canções amplamente transversais com temas como “Frágil”, “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”, que se tornaram hinos intemporais.

Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. O seu álbum “Com Todo o Respeito” foi ainda galardoado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prémio Pedro Osório.

O período mais recente da vida do músico português é marcado por um momento de grande actividade no qual se destacam projectos como “Juntos”, em que partilhou o palco com Sérgio Godinho, e ainda a celebração de discos históricos como “Bairro do Amor” e “Só”, tendo este último resultado na edição de “Só ao vivo”. Em 2020 celebrou “70 Voltas ao Sol” no Castelo São Jorge, num espectáculo com uma orquestra de câmara dirigida pelo maestro Cesário Costa. Foi ainda agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Lisboa e com a Ordem do Infante Dom Henrique.

“70 voltas ao Sol” foi editado em CD e vinil em 2021, tendo vencido o galardão de melhor disco nos Play – Prémios da Música Portuguesa.

Em 2023 regressa com o novo álbum “VIDA”, o muito ansiado novo trabalho de originais e ao NOS Alive para atuar no segundo dia da 15ª edição.

Artistas confirmados: Angel Olsen, André Ferreira, Arctic Monkeys, Bashment, Berlok, Branko, Boys Noize, Carlos Coutinho Vilhena, Carolina Deslandes & Bárbara Tinoco, City and Colour, Coastel, Diogo Batáguas, Diogo Vieira, DJ STÁ, Francisco Menezes, Fomos lá (André de Freitas e Vasco Elvas convidam Mia Rose), girl in red, Hélder Machado, Helena Guedes, Homem em Catarse, Hugo Sousa, IDLES, Inês Marques Lucas, Iolanda, Jacob Collier, Joa Vitor + André Pinheiro, João Borsch, João Maria, João Pedro Pereira, Joana Caldeira + Diogo Dagu, Jorge Palma, Juana na Rap, Kelly Lee Owens (DJ), Krystal Klear, Lhast, Lana Gasparøtti, Lil Nas X, Ligadura, Linda Martini, Lizzo, Luís Franco-Bastos, Machine Gun Kelly, Maelstrom & Louisahhh, Manuel Cardoso, Manuel Rosa, Matilde Castro, Marta Lima, Men I Trust, Mónica Vale de Gato, Neyna, Papillon, Peculiar, Puscifer, Queens of the Stone Age, Red Hot Chili Peppers, Ricardo Karitsis, Rina Sawayama, Rita Onofre, Rúben Branco, Sam Smith, SleepyThePrince, Storm Mollison, Spoon, Sónia Trópicos, Sylvan Esso, TAAHLIAH, Tash Sultana, Terapia de Casal, The Amazons, The Black Keys, The Drive Era, Third Soon Live, Tiago Almeida, Tochas e Telmo, Trafulha, y.azz, Yaya Bey, Yen Sung, YENDRY, Xinobi e Xtinto.

Fonte: everythingisnew.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar