O Museu do Oriente prepara a época mais florida do ano com duas oficinas dedicadas às tradições japonesas em torno das plantas. No dia 7 de Março, pratica-se a arte dos arranjos florais de Ikebana Nageire, enquanto no dia 23 de Março, se dá a conhecer a história, os estilos e as características do bonsai.
Ikebana é a arte japonesa de arranjo floral, também conhecido como o “caminho das flores”, sendo Nageire um dos estilos mais populares associados a esta arte. Em contraste com os arranjos florais nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção onde a simplicidade é altamente valorizada, bem como a existência do espaço vazio. No dia 7 de Março, os participantes nesta oficina irão descobrir os segredos do Ikebana Nageire, que estabelece linhas, ritmos e cores a partir de elementos naturais como flores, ramos e plantas, tornando um conjunto belo pela sua própria expressão e simplicidade.
A arte da criação de bonsai desenvolveu-se e aperfeiçoou-se no Japão. Compreende várias técnicas desde a poda, à aramação, passando pelo transplante e muitos outros pormenores referentes a cada espécie. Nesta oficina de dia 23 de Março, os participantes poderão conhecer a história destas árvores, os seus estilos e características, técnicas de manutenção e de adubação. Recorrendo a exercícios práticos, ficarão ainda a saber como tratar correctamente um Bonsai, desmistificando a ideia de que se tratam árvores demasiado frágeis ou que careçam de cuidados especiais.
Oficina Ikebana Nageire
7 Março
Horário: 10.30 às 12.30
Público Alvo: M/16 anos [idade indicativa]
Participantes: Máx. 14
Preço: 35€
Nota: Os participantes devem trazer jarra (vidro/cerâmica ou outro material) com as medidas: 20 cm profundidade e 8 cm diâmetro.
Oficina Bonsai
23 Março
Horário: 10.00 Às 18.00
Público Alvo: M/ 16 Anos [Idade Indicativa]
Participantes: Mín. 10, Máx. 20
Preço: 70€ [inclui oferta de bonsai]
Fonte: lpmcom.pt