Japão em Flor no Museu do Oriente

234 views

O Museu do Oriente prepara a época mais florida do ano com duas oficinas dedicadas às tradições japonesas em torno das plantas. No dia 7 de Março, pratica-se a arte dos arranjos florais de Ikebana Nageire, enquanto no dia 23 de Março, se dá a conhecer a história, os estilos e as características do bonsai.

 

Ikebana é a arte japonesa de arranjo floral, também conhecido como o “caminho das flores”, sendo Nageire um dos estilos mais populares associados a esta arte. Em contraste com os arranjos florais nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção onde a simplicidade é altamente valorizada, bem como a existência do espaço vazio. No dia 7 de Março, os participantes nesta oficina irão descobrir os segredos do Ikebana Nageire, que estabelece linhas, ritmos e cores a partir de elementos naturais como flores, ramos e plantas, tornando um conjunto belo pela sua própria expressão e simplicidade. 

 

A arte da criação de bonsai desenvolveu-se e aperfeiçoou-se no Japão. Compreende várias técnicas desde a poda, à aramação, passando pelo transplante e muitos outros pormenores referentes a cada espécie. Nesta oficina de dia 23 de Março, os participantes poderão conhecer a história destas árvores, os seus estilos e características, técnicas de manutenção e de adubação. Recorrendo a exercícios práticos, ficarão ainda a saber como tratar correctamente um Bonsai, desmistificando a ideia de que se tratam árvores demasiado frágeis ou que careçam de cuidados especiais.

 

Oficina Ikebana Nageire

7 Março

Horário: 10.30 às 12.30

Público Alvo: M/16 anos [idade indicativa]

Participantes: Máx. 14 

Preço: 35€

Nota: Os participantes devem trazer jarra (vidro/cerâmica ou outro material) com as medidas: 20 cm profundidade e 8 cm diâmetro.

 

Oficina Bonsai

23 Março

Horário: 10.00 Às 18.00

Público Alvo: M/ 16 Anos [Idade Indicativa]

Participantes: Mín. 10, Máx. 20

Preço: 70€ [inclui oferta de bonsai]

Fonte: lpmcom.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar