Mostra de embalagens da Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca – A Primorosa Colecção
No início do século XX, o armazém onde nos encontramos era propriedade da Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca, uma das maiores e mais importantes companhias da época, na área da produção e comercialização de vinhos.
A sociedade, os seus armazéns, oficinas e as casas para o pessoal ocupavam o largo e as ruas adjacentes, formando uma extensa e dinâmica vila, e a proximidade do Tejo optimizava a recepcção e escoamento de mercadoria, criando na zona um núcleo industrial e social altamente dinâmico e próspero.
A notoriedade da Sociedade e a vida que imprimiu ao tecido industrial e social da época, foi tal que a frase mais ouvida na zona seria: “Já cheira a carvalho das aduelas e a vinhos de armazém”*. Também Fernando Pessoa era adepto da aguardente aqui vendida, interrompendo frequentemente o trabalho para “ir ao Abel”.
Percebemos então que, tal como hoje o 8Marvila se afirma como um pólo comercial e cultural na cidade de Lisboa, no início do séc. XX, este local seria um centro pujante, com muita vida social, comercial e cultural.
A partir de uma selecção de cerca de 100 objectos originais, do séc. XX, entre embalagens, artigos e cartazes promocionais da Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca, convidamo-lo a espreitar cada cuba e descobrir, através de uma experiência sensorial, o universo sonoro e visual do início do séc.XX, desta zona da cidade.
* (ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XV, pp. 76-77)
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Inês Vidal e Mauro Santos, designers, produtores culturais, coleccionadores e investigadores na área do Design de Embalagem, do séc. XX, em Portugal, viram na abertura do pólo 8 Marvila uma oportunidade única para mostrar ao público contemporâneo uma cuidadosa selecção de objectos retirados das suas colecções, ligados ao universo Abel Pereira da Fonseca.
Sem a pretensão de realizar uma exposição de cariz e profundidade histórica, a intenção seria proporcionar uma viagem no tempo, através de uma mostra/ instalação do design de embalagem da Abel Pereira da Fonseca.
Com esse propósito, a instalação criada conta com cerca de 100 objectos originais, do início do séc. XX, entre embalagens, artigos e cartazes promocionais da Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca, apresentados no interior das antigas cubas que, na época, armazenavam mais de 20 milhões de litros de vinho.
O visitante será convidado a espreitar pelos orifícios ogivais das cubas e a usufruir de uma experiência sensorial, proporcionada pela recriação do universo visual e sonoro daquele tempo. A iluminação, a projecção de imagem, as peças, especialmente dispostas numa mise en scene de época, e a paisagem sonora, especialmente criada por Samuel Lucas, transportarão o visitante para outros tempos e vivências deste espaço.
Numa parceria com o 8 Marvila e a família Pereira da Fonseca, esta mostra conta com o apoio especial da trineta de Abel Pereira da Fonseca, a artista plástica Luísa Pereira da Fonseca que disponibilizou a sua galeria para a mostra, também localizada numa das cubas do 8 Marvila, e com o patrocínio dos vinhos da família – Val do Rio – na inauguração da iniciativa.
Com entrada gratuita, a mostra “Já cheira a carvalho das aduelas e a vinhos de armazém” inaugura dia 9 de Maio às 19:00, no 8 Marvila, e pode ser visitada até 9 de Junho, de 5a a Sábado das 12 às 00h e Domingo, das 12:00 às 22:00. Esta iniciativa será também o ponto de partida para uma temporada de exposições sobre Design de Embalagem no séc. XX, em Portugal, a realizar pelos curadores desta exposição.
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Inês Vidal . 1984
Natural de Santiago do Cacém, Litoral Alentejano, é licenciada em Design de Equipamento pela ESAD Matosinhos e Mestre em Packaging Design pela ELISAVA, Escola Superior de Disseny, Barcelona.
Iniciou o seu percurso profisisonal como designer industrial na 37 Design e, rapidamente, percebeu que o seu perfil seria útil na gestão, produção e implementação de projectos iniciando, por isso, o seu percurso como Produtora e Gestora de projectos culturais, em regime Freelancer.
Criou a ADDA – Agitar Depois De Abrir, um projecto de investigação, consultoria e formação na área de Design de Packaging.
Leccionou Design de Embalagem na Lisbon School of Design, nas disciplinas teórica-conceptual e orientação de projecto.
Foi city organiser, programadora e produtora da plataforma Pecha Kucha Night Lisbon.
Integrou a iniciativa Ano do Design Português, assumindo a produção da exposição LEVE (Design de Produto Português), na São Paulo Design Weekend.
Integrou a equipa de Comunicação e Produção do Festival BONS SONS, assumindo a responsabilidade de Produção executiva/gráfica e a Gestão da equipa de Design.
Colaborou com a Dir. de Comunicação e Marketing do Grupo Visabeira, assegurando a Produção Executiva de conteúdos audiovisuais e editoriais (Vista Alegre, Bordallo Pinheiro).
Colaborou, como Produtora e Gestora de projecto, em eventos de Artes Visuais, Design e Arquitectura como Trienal de Arquitectura de Lisboa, Experimenta Design e Festival Iminente, produzindo Obras de Arte, Exposições, Workshops e Conferências internacionais.
Frequentou o Doutoramento em Design na FAUL e deu início a uma investigação sobre Design de Embalagem em Portugal no século XX.
O seu interesse pela cultura material portuguesa levou-a a colaborar com A Vida Portuguesa, exercendo as funções de Assistente da Fundadora e Produtora Executiva do Gabinete de Design.
Actualmente mantém a sua actividade como Produtora e Gestora de projectos culturais colaborando com Artistas, Instituições e Projectos, em regime freelancer.
https://www.instagram.com/inesrvidal/
Mauro Santos . 1977
Licenciado em Design industrial pelo IADE. Frequenta o Mestrado em Museologia da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
A PRIMOROSA COLECÇÃO
A Primorosa Colecção surge em 1997, quando Mauro Santos começa a reunir uma série de embalagens de uso quotidiano: objetos que tinham um design e uma imagem icónicos e que contavam a história do consumo em Portugal; objectos de baixo custo e de fácil aquisição que ainda se encontravam em mercearias, drogarias e noutros locais de comércio tradicional. Em pouco tempo, a Colecção atingiu uma dimensão avassaladora, tornando necessário definir critérios e limites cronológicos, para conter e nortear as pesquisas, as aquisições e as doações. Assim, a partir doe 2000, define-se o âmbito da colecção: todas as embalagens de produtos consumidos em Portugal durante o século XX. Hoje conta com mais de 4000 objectos que incluem embalagens, brindes e publicidade produzidos e comercializados ao longo do úlitmo século
https://www.instagram.com/aprimorosacoleccao/
Curadoria, design e produção
Inês Vidal | Mauro Santos
Peças d’ A Primorosa Colecção
propriedade de Mauro Santos
Paisagem sonora
Samuel Lucas
Apoio
8 Marvila
Luísa Pereira da Fonseca
Vinhos Val do Rio Gonçalo Fonseca Selection
Lang Solutions Audiovisuais
FANQ Crossmedia
Fonte: Inês Vidal