“Se Isto é um Homem”, de Primo Levi

14703 views

Se Isto é um Homem, de Primo Levi, com prefácio de Fernando Pinto do Amaral

 

Espero sinceramente que a leitura deste livro — reavivando memórias difíceis, quase insuportáveis — sirva para nos libertarmos desse medo e desse ódio. Para que a «pequenina luz bruxuleante» de que falava Jorge de Sena possa brilhar no lugar mais recôndito das nossas consciências, partilhando um planeta onde outros Auschwitz não voltem a acontecer nunca mais. Nunca mais. (Fernando Pinto do Amaral, prefácio)

 

As personagens destas páginas não são homens. A sua humanidade está sepultada, ou eles mesmos a sepultaram, debaixo da ofensa que sofreram ou que infligiram a outrem. Os SS maus e estúpidos, os Kapos, os políticos, os criminosos, os proeminentes grandes

e pequenos, até os Häftlinge indiferenciados  e escravos, todos os degraus da insana hierarquia criada pelos alemães, estão paradoxalmente unidos numa única desolação interior. (Primo Levi, Se Isto é um Homem)

 

O 21º livro da “Coleção Essencial – Livros RTP”, Se Isto é um Homem, de Primo Levi, está desde esta semana nas livrarias portuguesas, com prefácio de Fernando Pinto do Amaral.

 

Sobre o livro

 

Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado. Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta. Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.

 

Sobre o autor

 

Primo Levi nasceu em Turim, Itália, a 31 de julho de 1919, no seio de uma família judia burguesa, que cumpria os rituais judaicos mas sem grande fervor religioso. Em 1941 conclui o curso de Química na Universidade de Turim.

Em 1943 aderiu à Resistência italiana tornando-se partigiano, sendo capturado por uma milícia fascista, entregue por esta aos alemães e, juntamente com umas centenas de outros judeus italianos, enviado para Auschwitz. No inverno de 1945 é libertado pela chegada do Exército Vermelho e a consequente fuga dos nazis. Regressa então a Turim, onde arranja emprego e, simultaneamente, se dedica a escrever. Em 1947 publica o seu primeiro romance: Se Isto É Um Homem. Toda a sua obra vai focar-se na sua luta e na dos seus companheiros de cativeiro pela sobrevivência em Auschwitz, memória de que nunca mais conseguiria libertar-se. Foram-lhe atribuídos os prémios literários Viareggio e António Feltrinelli. Primo Levi morreu no dia 11 de abril de 1987 devido a uma queda do 3.o andar do prédio que habitava, nunca ficando esclarecidas as circunstâncias em que ocorreu.

 

Sobre a Coleção

 

A “Coleção Essencial – Livros RTP” é um projeto cultural concebido pela RTP em parceria com a LeYa e que consiste na publicação de um conjunto de obras de ficção de autores de língua portuguesa e de outras línguas. O objetivo desta iniciativa é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do século XX,  colocando à disposição do público, por um preço reduzido (10 euros) e ao ritmo de um título por mês, algumas das obras-primas da literatura contemporânea, com prefácios assinados por destacadas personalidades da cultura.  A curadoria da coleção é de Zeferino Coelho, um dos mais considerados editores do mundo de língua portuguesa, editor da Caminho, integrada na LeYa.

 

No âmbito desta coleção, está prevista a publicação de 25 livros.

 

Ficha do livro | Tradução: Simonetta Cabrita Neto | Capa dura | 200 páginas | PVP: 10€

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar