INSCRIÇÕES ABERTAS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA

984 views

As inscrições para os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora no âmbito do Amadora BD, estão abertas e até ao dia 2 de setembro de 2023 podem candidatar-se todos os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.

A iniciativa, que visa distinguir os autores (desenhadores e argumentistas) e publicações de banda desenhada editadas em Portugal, marca mais uma vez presença na 34ª edição do Amadora BD e, pelo terceiro ano consecutivo atribuirá um prémio pecuniário de cinco mil euros à Melhor Banda Desenhada de Autor Português.

Dividido em cinco categorias (Melhor obra de banda desenhada de autor português,  Melhor obra estrangeira de banda desenhada editada em Portugal, Melhor fanzine / publicação independente, Melhor edição portuguesa de banda desenhada e Prémio Revelação) os Prémios de Banda Desenhada da Amadora 2023 admitem a concurso todas as edições de banda desenhada publicadas em Portugal, entre 1 de agosto de 2022 e 1 de agosto de 2023, com distribuição comercial, um mínimo de 30 páginas e/ou as publicações, que sem distribuição comercial, têm no mínimo 12 páginas.

O júri, composto por três jurados – Hugo Pinto (representante do Município da Amadora) critico literário e especialista em banda desenhada, João Ramalho Santos, investigador e especialista em BD e Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada – anunciará a lista de nomeados para os Prémios de Banda Desenhada da Amadora 2023 no início de outubro, sendo conhecidos os vencedores da presente edição durante o Amadora BD 2023.

Mais informações sobre os PBDA e os Concursos Municipal e Nacional de Banda Desenhada da Amadora aqui.

 

De 19 a 29 de outubro, a 34ª Edição do Amadora BD recebe de novo na Amadora os fãs da banda desenhada. Dedicada ao tema Clássicos Intemporais, a presente edição integra 13 exposições de alguns dos mais aclamados ícones da banda desenhada nacional e internacional.

O Festival volta a ocupar 3 espaços na cidade da Amadora, mantendo o Núcleo Central no antigo Ski Skate Amadora Park que acolhe a área expositiva (de 950 m2) – onde vão estar patentes 10 exposições de autores nacionais e internacionais – a zona comercial (de 950 m2) – que contará com a presença de 13 editoras e que será palco de inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras – e, pelo segundo ano consecutivo, uma área coberta de 250 m2 totalmente dedicada ao gaming e onde serão promovidas inúmeras iniciativas relacionadas com o universo da banda-desenhada: cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras.

Galeria Municipal Artur Bual vai receber duas exposições individuais e a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos integra uma mostra dedicada a uma das mais emblemáticas personagens de westerns da banda desenhada.

Apresentando-se como um Festival para todos, o Amadora BD aposta em 2023 em conteúdos generalistas que vão ao encontro de um público mais vasto e alargado, promovendo assim a sua missão de criar e educar novos leitores de banda desenhada. Clássicos Intemporais, tema geral da edição 2023 do Amadora BDé também a inspiração para a cenografia geral do evento que, este ano e a convite do Município da Amadora, contará com uma ilustração original de Bernardo Majer, vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2022.

O evento culminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA).

Sobre os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PDA)

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.

Em 2023, o Amadora BD reafirma o seu compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada e atribui pelo terceiro ano consecutivo um prémio pecuniário no valor de € 5.000 à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.  Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.

 

Sobre o Amadora BD

Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.

A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.

Fonte:mmca.com.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar