Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI

159 views
23 OUT 2020 A 19 SET 2021
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
PALÁCIO PIMENTA

Soberania, segurança e sustentabilidade alimentar das cidades. Foi da reflexão sobre estas três ideias que nasceu a exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, que o Museu de Lisboa inaugura a 22 de outubro.

Entre olhares históricos e contemporâneos, recuamos até à época medieval para descobrir hortas no coração da cidade (Praça da Figueira, Rossio, Martim Moniz). Mas também perspetivamos o futuro através das mais recentes técnicas à nossa disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.

Uma pesquisa etnográfica realizada pelo Museu de Lisboa traz-nos a diversidade de hortelãos da cidade revelando sentidos de pertença, práticas, narrativas e redes de entreajuda que refletem diferentes origens e percursos migratórios.

A forma como a prática hortícola se foi apropriando de espaços públicos e os desafios que se colocam ao abastecimento alimentar das grandes cidades são também temas abordados nesta mostra, produzida pelo Museu de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Uma «biblioteca» de sementes partilhada por alguns dos guardiões da biodiversidade existente nos parques hortícolas municipais de Lisboa encerra a exposição.

Abertura
22 OUT – 18h00
Museu de Lisboa – Palácio Pimenta – Pavilhão Preto

Visita orientada pelos comissários
27 OUT – 18h00
Os comissários de Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI orientam uma visita à exposição que, recuando até à Lisboa da Idade Média, demonstra a importância das hortas urbanas na sustentabilidade alimentar e no tecido social das cidades no presente e no futuro.

Visitas orientadas pelos comissários nos terceiros domingos de cada mês

Visitas-oficina para famílias

Um ramo de bróculos
8 NOV – 15H30
Os ramos são feitos de flores e os brócolos são para se comerem. Mas se os brócolos são flores, podemos fazer ramos com eles? Ramos para comer? Nas hortas de Lisboa, colhemos os ingredientes para fazermos ramos e descobrimos uma cidade plena de recursos, segredos e receitas.
> 4 anos
Duração: 90 minutos

Natureza a preto e branco
28 NOV – 15H30
Quantas cores conseguimos descobrir numa cidade a preto e branco? As fotografias da Lisboa dos finais do século XIX e dos princípios do século XX revelam uma cidade que temos de imaginar plena de natureza e de cor. Onde havia hortas, há agora prédios e estradas; onde se colhiam uvas e morangos, deslizam agora skates e trotinetas. Após uma visita cheia de revelações sobre a evolução da cidade, vamos, de lupa na mão, observar fotografias antigas em detalhe e, de forma criativa, colorir a natureza nelas escondida.
> 6 anos · Duração: 90 minutos

Reserva prévia: servicoeducativo@museudelisboa.pt ou 217 513 256

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
23 outubro 2020 a 19 setembro de 2021

foto: © Nuno Correia – CML

Fonte: Museu de Lisboa

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar