Espetáculo de Patrícia Portela, baseado em Brief Interviews with Hideous Men, de David Foster Wallace, estreado no Porto em setembro de 2024, chega agora a Lisboa, para três apresentações no Teatro Variedades, de 2 a 4 de maio. Uma produção do Teatro Nacional São João, apresentada em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II.
Homens Hediondos, a mais recente criação de Patrícia Portela, estreada em setembro de 2024 no Teatro Carlos Alberto, no Porto, chega agora a Lisboa, para três apresentações no Teatro Variedades, de 2 a 4 de maio, em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II.
Baseado em Brief Interviews with Hideous Men, livro do escritor norte-americano David Foster Wallace, publicado em 1999, Homens Hediondos materializa-se num solo, interpretado por Nuno Cardoso, e composto por vários monólogos de personagens masculinas que se vão transformando em “homens cada vez mais hediondos”. Um espetáculo onde somos confrontados com os momentos em que somos apanhados a tolerar um sistema que tão ativamente condenamos.
Quem são os “homens hediondos”? Criaturas feias, repugnantes, monstruosas? Ou pessoas banais com quem nos relacionamos todos os dias, no trabalho, nos transportes, nos cafés, em casa? Essa imensa maioria que perpetua os mesmos comportamentos e relações de poder, e cuja violência muitas vezes aceitamos em nome da “estabilidade” e do “nosso estilo de vida”. Até que ponto seremos capazes de reconhecer nestas histórias a nossa própria história?
Uma produção do Teatro Nacional São João, Homens Hediondos é apresentado em Lisboa numa parceria com o Teatro Nacional D. Maria II. De 2 a 4 de maio, pode ser visto no Teatro Variedades, no Parque Mayer, sexta às 21h, sábado às 19h e domingo às 16h.
Este é o segundo de seis espetáculos que o D. Maria II apresenta no Teatro Variedades ao longo deste ano de 2025, numa parceria com este espaço cultural da cidade de Lisboa. Seguem-se depois A Sagração da Primavera, uma criação Dewey Dell com música original de Igor Sravinsky, apresentada no âmbito da programação do FIMFA Lx25, de 22 a 24 de maio; Reparations Baby!, a nova criação de Marco Mendonça, em cena de 9 a 27 de julho; As mulheres que celebram as Tesmofórias, uma criação de Odete, a partir de Aristófanes, que será apresentada de 11 a 15 de junho; e O nariz de Cleópatra, pois claro!, um espetáculo com direção de Cristina Carvalhal, a partir de O Nariz de Cleópatra, de Augusto Abelaira, que estará em cena de 12 de setembro a 5 de outubro.
Fonte: tndm.pt