Hergé-Os tesouros do Museu Hergé em Lisboa

1753 views
1 outubro 2021 a 10 janeiro 2022 – Fundação Calouste Gulbenkian

Georges Remi (1907-1983), mundialmente conhecido como Hergé, foi um artista de múltiplos talentos. No próximo mês, a Fundação Calouste Gulbenkian dedica-lhe uma exposição, a primeira em Portugal, que celebra o grande artista que foi e onde são apresentados tesouros do Museu Hergé, em Louvain-la-Neuve (na Bélgica), como pranchas originais, pinturas, fotografias e documentos de arquivo, e onde são ainda reveladas diversas facetas do autor do eterno Tintin.

Artista autodidata e criador de génio que usava todos os meios à sua disposição para realizar as suas composições, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa ou desenho de moda e artes plásticas, Hergé inspirou-se em diversas correntes artísticas da sua época, da pop arte ao abstrato, passando pelo minimalismo, e tornou a sua arte única e distinta dos demais autores BD devido à sua extraordinária capacidade de representar a realidade de forma inventiva e, ao mesmo tempo, familiar para o leitor.

Dividida em nove núcleos – A Grandeza de uma Arte MenorO Romancista da ImagemO Êxito e a TormentaUma Família de Papel,  Hergé e a Revista Coeurs VaillantsA Arte do ReclameA Lição do Oriente O Nascimento de um Mito –, esta exposição permite fazer uma viagem pela vida e obra de Hergé, desde as consequências que a Segunda Guerra Mundial teve no seu trabalho, passando pelas suas incursões na pintura e pelo reconhecimento do seu traço a lápis, que fez com que a banda desenhada deixasse de ser considerada uma arte menor. Ali, é possível conhecer não só uma seleção de documentos, desenhos originais e várias obras criadas pelo artista, como também descobrir uma faceta menos conhecida: a sua brilhante carreira como designer gráfico publicitário revelada pelos seus cartazes altamente criativos e, claro, ficar a saber mais sobre a evolução do processo criativo que levou o jovem Georges Remi a tornar-se Hergé, pai da banda desenhada europeia.

1 outubro 2021 a 10 janeiro 2022

Fundação Calouste Gulbenkian

Quarta a segunda, das 10h às 18h

Entrada gratuita para portadores de cartão de estudante: sextas, das 18h às 21h

Fonte: Agendalx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar