“HABITAT”

133 views
EXPOSIÇÃO DE VERIDIANA LEITE NA ZARATAN OPEN STUDIO, 26 A 29 NOVEMBRO, LISBOA

Temos o prazer de apresentar “Habitat”, uma exposição relâmpago de Veridiana Leite, artista em residência na Zaratan.
Após uma vivência de dois meses no campo, no Alentejo, a artista traz algumas questões relacionadas com a fluidez da identidade e do habitat natural da vida humana, e a relação entre o corpo e o meio, o micro e o macro.
O corpo de trabalhos em exibição combina pintura acrílica e aguarelas com objetos domésticos, onde os fragmentos habitam o espaço e dialogam com o meio circundante num processo de assemblagem e estratificação.

Bio
VERIDIANA LEITE (São Paulo, 1979) é formada em Artes Visuais pela Escola Massana, Barcelona e pós graduada em Teatro dos Sentidos pela Universidade de Girona. Vive e trabalha entre São Paulo e Lisboa. A pintura é seu principal meio de expressão, mas trabalha também com escultura, instalação e fotografia. A sua prática artística procura perspetivas não convencionais dentro de um mesmo espaço a partir da tensão entre a abstração e a imagem construída. As composições pictóricas geram luminosidade, energia vital impregnada de formas orgânicas e naturais em contraste com formas geométricas e urbanas e, portanto, uma conexão entre o interior e o exterior. O constante deslocamento da artista, a sua relação com a natureza e os seus fenómenos, a memória, o imaginário, o acaso e a emoção inspiram na criação de lugares numa materialidade diluída e fluida. Participou de diversas residências artísticas dentre as quais: Obras Foundation (Alentejo 2020), Hangar, (Lisboa, 2020), Casero residência (Rio de Janeiro, 2019), Agora Collective (Berlim 2012), Nena´s Contemporary art (Chiang Mai, Tailândia, 2013). Entre as exposições coletivas destacam-se “Clube” no Espaço Nowhere (Lisboa, 2020), “Le Salón dês Refusés” na Casa da Luz (São Paulo,2019), “Pensaram ser paisagem, era corpo” no BNP Paribas Bank, através de Kura arte (São Paulo, 2018), “Coletiva” na Galeria Nauart (Barcelona, 2016), “Black Tie” no Espaço Cultural do BNDES (Rio de Janeiro, 2015), Catarse na Fábrica Bhering (Rio de Janeiro, 2014). Realizou algumas exposições individuais , entre elas “Passagens” na Galeria Sala da Praça (Ribeirão Preto, 2015) e “Azul” na galeria Adearte (Ribeirão Preto, 2013).

/
Ficha artística e técnica
Direcção Artística: Gemma Noris
Produção: Zaratan
Assessoria de Imprensa: João Chaves
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

/
Local, datas e horarios:
Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432-434. 1250-221 Lisboa
ABERTO: 26-27-28-29 de hovembro 2020, 16:00 – 20:00

Artist TALK – Veridiana Leite
No dia 27 de Novembro, a artista apresenta a sua práticas artística e o imaginário das peças em exposição no espaço do atelier.
“Artist Talks” é um ciclo de conversas organizado pela Zaratan que oferece a oportunidade de encontrar os artistas internacionais em residência e de conhecer o seu processo criativo.

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada gratuita*
[*No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no respeito das normas de higiene e segurança.]

/
Contactos da entidade promotora:
Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432-434. 1250-221 Lisboa
info@zaratan.pt | www.zaratan.pt | (+351) 967580235

Foto:
“Habitat”, Veridiana Leite (2020)
Fonte Dgartes

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar