"Guerra Nuclear - um Cenário"

“Guerra Nuclear – um Cenário”

232 views

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 14 de janeiro, “Guerra Nuclear – um Cenário”, da jornalista norte-americana Annie Jacobsen,  o relato, minuto a minuto, das 72 horas que medeiam entre a queda um míssil nuclear nos EUA e o apocalipse. Denis Villeneuve, de “Dune”, será o realizador da longa-metragem baseada neste livro “bestseller” do “The New York Times”.

A finalista do Prémio Pulitzer conta como o fim do mundo pode acontecer em apenas duas horas. A jornalista começa o livro com a detonação de uma bomba nuclear em Washington D.C., fazendo a descrição, realista e violenta, dos efeitos causados em habitações, pessoas e animais. A seguir retrocede até à insana corrida ao armamento pós-invenção da bomba nuclear na II Guerra Mundial, aos planos de ataque e de defesa nuclear surgidos numa reunião secreta em 1960, até aos dados exatos sobre o tamanho do arsenal atómico de EUA, Rússia e os restantes sete países com armas nucleares que vazaram na net.

Tirando o choque de um asteróide gigante com a Terra, existe apenas um cenário que pode levar à destruição do nosso planeta: um míssil nuclear e a consequente resposta dos EUA. Segundo Jacobsen, cinco mil milhões morreriam, deixando três mil milhões vivos, mas escondidos no subsolo por causa da radiação que tudo destruiria, incluindo as colheitas que diminuiriam ainda mais as hipóteses de sobrevivência da humanidade.

Uma obra escrita com base em dezenas de novas entrevistas com especialistas militares e civis que construíram as armas, estiveram a par dos planos de resposta e foram responsáveis ​​por essas decisões.

Annie Jacobsen é finalista do Prémio Pulitzer e autora de vários bestsellers do “The New York Times”, que integraram ainda a lista dos melhores livros do ano do “Washington Post”, “USA Today”, “The Boston Globe” e da “Vanity Fair”. Participa regularmente em programas de televisão e plataformas digitais – desde o PBS Newshour a Joe Rogan – para falar sobre guerra, armas, serviços de informação e segurança nacional. Também escreve e produz programas de televisão, incluindo a série “Jack Ryan”, de Tom Clancy. Licenciou-se na Universidade de Princeton, onde foi capitã da equipa feminina de hóquei no gelo.

 

Fonte: leya.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar