FORA DE CAMPO: UM TEATRO DE BONECAS

1528 views

FORA DE CAMPO é um espetáculo que relaciona o teatro com o audiovisual, expondo em palco um mecanismo de filmagens de uma série ininterrupta: em cena, três décors e uma equipa de filmagem. Com o auxílio de uma tela de projeção, o público consegue acompanhar tanto o dispositivo cénico como a série gravada e montada em direto, diante dos seus olhos.

O espetáculo desenvolve os motivos da peça Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen (1879), uma peça revolucionária à época, e que causou uma contestação social muito visível, por ter como tema central a emancipação da mulher – em Fora de Campo, a emancipação da mulher solidifica o veículo dramatúrgico principal do objeto, a par de uma emancipação mais alargada, a de todo e qualquer indivíduo.

A peça acontece durante um baile invisível, enunciado pelos recorrentes laivos de festividade vindos dos bastidores. Durante o espetáculo, as cenas desenvolvem-se em três cenários – uma biblioteca, um wc e um bosque –, onde os atores são acompanhados permanentemente por um equipa de filmagem que tenta registar um sensacionalismo narrativo associado às séries mais comuns e que, com o auxílio de uma montagem em direto, permite que o público vá escolhendo entre a crueza do dispositivo – a ação do espaço cénico – e a ilusão da narrativa bem feita – a ação da tela de projeção.

© SillySeason

Foto: Alípio Padilha


Abertura de portas: 21:20
Início: 21:30

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar