Festival Literário da Madeira (FLM) integra Comunidade Europeia de Cultura Inclusiva e recebe Workshops literários de 4 festivais congéneres
O Festival Literário da Madeira, através da sua organização, a associação ECA – Eventos Culturais do Atlântico, tornou-se membro da Comunidade Europeia de Cultura Inclusiva que visa a união de esforços e boas práticas na promoção da literatura como fundação para a aprendizagem e inclusão social. Na sua 8a edição, o FLM vai receber delegações dos vários países integrantes que irão realizar Workshops diários no Teatro Baltazar Dias. A esta comunidade pertencem a Associazione Duna di Sale (Salerno, Itália), a Fundacion Uxio Novoneyra (Folgoso do Courel/Lugo, Espanha), a LitFest.eu (St. Clementin, França) e a Ó Bhéal Limited (Cork, Irlanda).
A Comunidade Europeia de Cultura Inclusiva (European Community of Inclusive Culture – ECIC), ao abrigo do Erasmus +, incentiva a cooperação para troca de boas práticas com o objetivo de desenvolver a inovação.
A ECIC tem como prioridade a inclusão social e educação para adultos através da aprendizagem ao longo da vida, elevação dos patamares de literacia, promoção de comunidades de literatura, partilha de boas práticas e transferência de inovação a nível local e transnacional.
Cada membro desta comunidade é responsável pela organização de um festival no seu país de origem, contribui para o evento cultural local e partilha um evento social em cada país, expandindo o seu conhecimento da cultura, celebrando a língua e usando outras línguas para comunicar. Trabalhos literários são explorados noutras línguas, estendendo o âmbito aos festivais existentes.
O FLM recebe assim, pela primeira vez e na sua 8ª edição, representantes das associações que integram a ECIC para apresentarem workshops durante o festival.
MAIS INFORMAÇÕES:
http://www.festivalliterariodamadeira.pt/pt
Fonte: Livecom