Festival Imersivo

Festival Imersivo

141 views

O Projecto DME apresenta a quarta edição do Festival Imersivo, um evento dedicado à música electroacústica que coloca em destaque os dois sistemas de som em forma de cúpula do espaço Lisboa Incomum. Trata-se de um sistema constituído por colunas dispostas no espaço, envolvendo a audiência numa cúpula, que permite uma percepção profunda do parâmetro Espaço em Música, numa imersão em fluxos de sons e movimentos. 

O festival decorrerá de 20 a 23 de março, promovendo seminários de composição e concertos dentro da temática da música acusmática. Os compositores convidados serão Annette Vande Gorne (Bélgica), uma das compositoras mais conceituadas da música electroacústica e com um vasto trabalho no campo do espaço como parâmetro musical, sendo fundadora da Musiques & Recherches, Mario Mary (Argentina), compositor com uma vasta produção de música acusmática, é atualmente professor de Composição Electroacústica na Rainier III Academy, no Mónaco e diretor artístico do festival Monaco Electroacoustique – Encontros Internacionais de Música Electroacústica, Elizabeth Anderson (Estados Unidos da América), cujo repertório compreende obras acusmáticas, mistas e radiofónicas, bem como obras para multimédia e instalações sonoras, tendo sido apresentadas internacionalmente, ao longo de mais de trinta anos e João Pedro Oliveira (Portugal), um dos compositores portugueses mais conceituadas da atualidade, atualmente professor de composição na University of California.

A edição deste ano do Festival Imersivo tem uma forte componente de música portuguesa, uma vez que vários compositores portugueses foram convidados a apresentar peças acusmáticas, ao longo dos concertos do Festival.

Todos os concertos serão às 19h30, com entrada gratuita, mediante preenchimento do formulário de inscrição.

Os seminários de composição com os quatro compositores requerem inscrição prévia até ao dia 17 de Março, com um custo de 30 euros por dia (2 seminários). Caso a inscrição seja feita em todos, o custo total é de 50 euros.

Com a primeira edição em 2022, o Festival Imersivo já contou com a presença de nomes como Annette Vande Gorne (Bélgica), Daniel Teruggi (França) e Jonty Harrison (Reino Unido, ou  Åke Parmerud (Suécia), compositores com uma importante carreira internacional no campo da música electroacústica.

20 a 23 de Março de 2025, Lisboa Incomum

Fonte: comunicacao.dme

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar