Festa do Cinema Italiano 17.ª edição

751 views

Festa do Cinema Italiano está de regresso com um programa que exibe as mais recentes produções italianas, mas também filmes emblemáticos que marcaram a história do cinema. A Festa promove ainda a cultura italiana através de uma série de eventos paralelos que incluem música, literatura, arte e gastronomia. Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e o Turim – Um teatro em cada bairro são as salas que acolhem o evento.

Destaque para o filme de abertura Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi, atriz e apresentadora que se estreia na realização com uma história ambientada no pós-guerra e que aborda o papel da mulher na sociedade. Destaque também para o filme de encerramento Confidenza, de Daniele Luchetti, baseado no livro homónimo de Domenico Starnone. Ainda de referir O Comandante, de Edoardo De Angelis, filme que abriu a última edição do Festival de Veneza e que retrata a história verídica e controversa de um comandante de submarinos durante o fascismo de Mussolini.

De salientar também a retrospetiva O outro 25 de Abril / L’altro 25 Aprile, na Cinemateca, que celebra a Festa da Libertação em Itália, ou o 25 de abril de 1945, data em que se assinala o fim do fascismo de Mussolini e da ocupação nazi. E o ciclo Sem Censura – Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril que reúne alguns dos filmes italianos que tiveram sucesso na segunda metade dos anos 70 em Portugal. Feios, Porcos e Maus, de Ettore Scola; Profondo Rosso, de Dario Argento; Salon Kitty, O Bordel dos Nazis, de Tinto Brass; Que Viva a Revolução, de Paolo e Vittorio Taviani e Malícia, de Salvatore Samperi são as obras programadas e exibidas no Turim – Um teatro em cada bairro e no Cinema Fernando Lopes.

Dos eventos paralelos destacam-se o concerto La Trionferà, com canções e leituras de Massimo Zamboni e convidados e o karaoke à italiana, na Casa do Comum, com apresentação de Paula Lovely e um DJ set com Sergix DJ (do universo Queer Electro Techno). A habitual Rota dos Sabores sugere, este ano em parceria com a Dig-in, um percurso que vai ao encontro dos locais onde os italianos a viver em Lisboa gostam de comer, revelando o melhor da gastronomia italiana na capital. [texto de Ana Figueiredo]

Programação integral aqui

cinema
12 abril a 21 abril 2024
vários locais
Foto: “Ainda Temos o Amanhã” de Paola Cortellesi
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar