ESPETÁCULO INOVADOR JUNTA DANÇA E NOVO CIRCO EM AVEIRO

351 views

No âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura a Companhia Clara Andermatt e o Instituto Nacional de Artes do Circo apresentam “MUDA”, um espetáculo que cruza as metodologias e linguagens do circo contemporâneo e da dança, a partir do corpo acrobático e das suas técnicas, resultando num espetáculo inovador. A estreia está marcada para dia 3 de maio, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30.

Com direção artística de Clara Andermatt, “MUDA” é uma reflexão sobre a natureza multifacetada da condição humana e explora o trabalho performativo em correlação com a estética do cinema-mudo. O humor entrelaça-se com a tragédia, a fantasia com a realidade, e a violência com o amor. A muda extensão das coisas revela um mundo complexo que nos desafia, como equilibristas no fio da navalha, a transcender os paradoxos da humanidade e a encontrar o ponto de convergência que nos leva à descoberta da beleza.

“MUDA” abraça a inovação e a diversidade, desde logo pela dinâmica do seu processo criativo focado na pesquisa, na experimentação e na partilha de diferentes perspetivas do ponto de vista técnico, disciplinar e metodológico. Ao envolver intérpretes de várias proveniências geográficas e filiações artísticas, o projeto celebra a diversidade de saberes, culturas e práticas, enriquecendo a experiência, sensibilidade e conhecimento dos artistas envolvidos.

Este projeto dá continuidade a um histórico de colaboração e cumplicidade entre o Instituto Nacional de Artes do Circo e a Companhia Clara Andermatt. A criadora foi convidada em 2019 e 2020 pelo INAC a lecionar um “Laboratório de Criação Artística”, um trabalho intenso e produtivo que ainda reverbera na memória dos participantes. Acresce a relação artística entre Andermatt e Bruno Machado, atual diretor do INAC, que já havia participado como intérprete na peça “Novo-Velho-Circo”, de 2015.

Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://www.aveiro2024.pt/pt/programa/

Sobre as companhias:

ACCCA – Companhia Clara Andermatt é uma companhia de autor, com mais de 30 anos de atividade, que, centrando-se no desenvolvimento e sustentação das atividades artísticas de Clara Andermatt, tem vindo a apresentar uma grande diversidade de propostas e abordagens artísticas, ao nível da criação, produção, formação, cooperação e difusão, quer nacional quer internacionalmente. Tendo sempre presente a dimensão da Arte como veículo privilegiado de comunicação, o trabalho criativo de Andermatt e da sua Companhia tem cultivado laços com distintos territórios, comunidades e públicos. Andermatt também cultiva práticas artísticas interdisciplinares, pelo que se prevê uma relação dinâmica entre as duas estruturas

e bem alicerçada na empatia e no respeito mútuo.

INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo é a primeira estrutura criada no norte de Portugal a desempenhar um papel de relevo na formação de jovens artistas de circo contemporâneo e na difusão e implementação do Circo contemporâneo em território nacional. Apostando na excelência técnica e artística, o INAC promove a inter-relação das várias disciplinas do circo com outras linguagens artísticas.

 

Fonte: f5c.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar