8 outubro a 21 outubro 2020
A 21.ª edição da Festa do Cinema Francês acontece em outubro e Lisboa é um dos cinco locais que acolhe o evento. O festival aposta na comédia e adapta-se à nova realidade, apresentando pela primeira vez uma mostra online, em parceria com a plataforma Filmin. Ao todo são 54 filmes, muitos em antestreia. Um dos grandes destaques é a retrospetiva na Cinemateca dedicada à atriz e ativista, Delphine Seyrig.
A Festa abre com o novo trabalho de Ruben Alves, Miss, que conta a história de Alex, um jovem que decide competir no concurso Miss França, escondendo a identidade masculina. O realizador estará presente na sessão.
Destaque também para três exibições especiais: Cão, de Samuel Benchetrit, uma fábula negra acerca da solidão; O Olhar de Charles, de Marc di Domenico, que revela os momentos mais íntimos e reais da vida do cantor francês Charles Aznavour e Cuidar dos Vivos, de Katell Quillévéré, adaptação cinematográfica da obra homónima da francesa Maylis de Kerangal.
Ainda de salientar quatro filmes que contam com a interpretação de três grandes nomes do cinema francês: O Adeus à Noite, com Catherine Deneuve; Manual da Boa Esposa, com Juliette Binoche e Agente Axe, com Isabelle Huppert. O Meu Primo Desajeitado, comédia de Jan Kounen encerra esta edição.
Programa integral aqui.
foto:”Miss” de Ruben Alves
fonte Agendalx