Feira do Livro abre hoje as portas

226 views

Feira do Livro de Lisboa abre hoje ao público, numa edição onde se espera que o número de visitantes atinga um milhão. A cerimónia oficial de inauguração está agendada para as 20:00 horas, no Auditório Sul, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. O Parque Eduardo VII volta a acolher a Feira do Livro de Lisboa até ao dia 16 de junho.

Com um percurso mais fluído e um espaço mais confortável para todos os visitantes, a Feira do Livro disponibiliza uma grande oferta editorial, com 960 marcas editoriais representadas por 140 participantes, distribuídos por 350 pavilhões, além do Espaço dos Pequenos Editores e do Plano Nacional de Leitura. Com mais de 3.000 atividades programadas, o evento conta com um horário de abertura antecipado para as famílias (10:00 horas aos sábados, domingos e feriados e 12:00 nos dias de semana), novos serviços de apoio ao visitante como bengaleiro e 2 espaços de apoio às famílias com crianças pequenas, em parceria com o Centro do Bebé.

Há sempre alguma coisa a acontecer na Feira do Livro

Com parcerias renovadas e novas atrações, a programação cultural continua a ser um dos pontos altos da Feira do Livro de Lisboa. A apresentação de livros e a presença de vários autores nacionais e internacionais, quer seja para sessões de autógrafos, quer seja para apresentações ou lançamentos de novidades, e uma programação infantil com atividades dedicadas aos mais novos tornam o Parque Eduardo VII o ponto de encontro ideal para todas as gerações.

Exemplo disso é a iniciativa Acampar com Histórias, que permite a crianças entre os oito e os 10 anos (mediante inscrição) dormirem no Parque Eduardo VII na envolvência da literatura e longe dos equipamentos eletrónicos. Esta ação vai ter seis sessões (sextas e sábados) e tem capacidade para 25 crianças/noite. Um regresso daquela que é a sexta edição desta iniciativa, realizada em parceria com a McDonald’s.

Esta edição da Feira do Livro de Lisboa volta a contar com a Hora H, um momento que todos os anos faz um grande sucesso entre os visitantes. A Hora H regressa aos dias de semana de 2.ª a 5.ª feira (à exceção dos feriados), na última hora de funcionamento da Feira, durante a qual os visitantes têm acesso a descontos mínimos de 50% numa vasta seleção de livros.

Um espaço cada vez mais acessível e inclusivo

A Feira do Livro de Lisboa introduziu várias melhorias nas rampas de acesso a vários equipamentos, reforçou-se a oferta de casas de banho adaptadas. Da mesma forma, o site da Feira tem uma área específica sobre acessibilidade com toda a informação útil: transportes públicos, locais de estacionamento, entradas e acessos, localização das casas de banho adaptadas e programação acessível (com uma agenda específica dos eventos com Língua Gestual Portuguesa).

Numa parceria com a ColorADD, a Feira do Livro de Lisboa disponibiliza nesta edição o “alfabeto das cores” permitindo assim que daltónicos consigam identificar/localizar os diferentes espaços da Feira. Desta forma, os símbolos ColorADD vão poder ser encontrados no mapa de localização, nas placas de sinalética ou mesmo a designação das praças onde decorrem os eventos culturais.

O pavilhão “Doe os seus Livros” também está de volta: uma ação desenvolvida em parceria com o Banco de Bens Doados, que conta com mais de 264 mil livros angariados desde 2015, na qual os visitantes podem doar, todos os dias, os livros que já não precisam a crianças apoiadas por instituições da ENTRAJUDA, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens.

 

Fonte: lift.com.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar