EXPOSIÇÃO KIOSKZINE 2 anos, 8 fotógrafos

326 views

A Câmara Municipal da Maia promove, através do Pelouro da Cultura, a partir de 8 de outubro, a exposição “Kioskzine, 2 anos, 8 fotógrafos”.

Kioskzine: uma exposição, seis edições, oito fotógrafos

A Kioskzine, enquanto unidade agregadora e orgânica que desenvolve trabalho no domínio editorial ligado ao fenómeno da fotografia, reúne desde a génese do seu processo de fundação profissionais da área interessados em divulgar o seu trabalho sem que isso lhes mereça qualquer perspetiva hermética ou exclusivista na visão do projeto. A missão e o labor do grupo passam de igual modo por expandir o convite a outros pares, algo que de resto tem vindo a ser feito desde há dois anos a esta parte, na essência desde a data da criação do projeto.

Por conseguinte, a Kioskzine nasceu como um espaço dedicado a olhar a fotografia, conjugando de forma associada para esse mesmo efeito os verbos documentar, contar e questionar: um propósito subsequente à ideia de que a fotografia serve para isso mesmo. A Kioskzine enquanto projeto editorial começou por afirmar-se com a publicação de um número zero através da lente coletiva de Daniel Rodrigues, José Farinha e Paulo Pimenta, em outubro de 2020.

Após ter dado à estampa esta primeira versão da revista em formato impresso, foram convidados a participar Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, João Pina, Rita Carmo e Ana Brígida, que deste
modo contaram as suas histórias nas cinco edições seguintes. Um fotógrafo por cada edição.

Exposição da Kioskzine converte Fórum da Maia em “Kiosk…zone”

A exposição que versará uma parcela significativa do trabalho desenvolvido pelo coletivo e convidados será inaugurada no próximo dia 8 de outubro, sábado, pelas 18h00, no Fórum da Maia. A iniciativa celebra assim dois anos da Kioskzine com recurso a uma seleção de fotografias que foram sendo publicadas nesta publicação trimestral.

Fórum da Maia acolhe a iniciativa a partir de 8 de outubro

Uma hora antes da abertura da exposição, às 17h00, terá lugar uma mesa-redonda com os fotógrafos já convidados José Farinha, Paulo Pimenta, Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, Rita Carmo e Ana Brígida.

O acesso à exposição é gratuito e a mesma pode ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 22h00 (de 8 de outubro a 20 de novembro).

INFORMAÇÕES
Patente: de 08 outubro a 20 de novembro de 2022
Horário: terça a domingo, das 10h00 às 22h00
Inauguração: 08 de outubro, às 18h00
Local: Fórum da Maia
Endereço: Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 131 Maia 4470-174 Maia
Contactos: infocultura@cm-maia.pt, 22 940 8643
Entrada livre

ATIVIDADES PARALELAS
MESA-REDONDA
“Kioskzine: uma exposição, seis edições, oito fotógrafos”
08 OUT, 17h00
FÓRUM DA MAIA

Antecedendo a abertura da exposição, com moderação e participação de José Farinha, fotógrafo cofundador da Kioskzine, terá lugar uma mesa-redonda com os fotógrafos já convidados, Paulo Pimenta, Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, Rita Carmo e Ana Brígida, onde serão discutidos os principais objetivos da Kioskzine e partilhadas as experiências mais significativas dos participantes nestes 2 anos da publicação.

Entrada livre

SERVIÇO EDUCATIVO
VISITAS GUIADAS
Escolas
Público Geral

INSCRIÇÕES
As atividades do serviço educativo são gratuitas, mas sujeitas a inscrição através do
e-mail infocultura@cm-maia.pt, vagas limitadas.
Mais informações: 22 940 8643

FICHA TÉCNICA

Organização
Câmara Municipal da Maia
Pelouro da Cultura
Coordenação geral
Mário Nuno Neves
Vereador do Pelouro da Cultura
Coordenação executiva
Sofia Barreiros

Chefe da Divisão da Cultura
Curadoria
José Farinha
Produção
Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia
Kioskzine
Fotografia
Daniel Rodrigues
José Farinha
Paulo Pimenta
Pauliana Valente Pimentel
Manuel Roberto
João Pina
Rita Carmo
Ana Brígida
Design Gráfico
José Farinha

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar