“etc. | so on | usw. | etc.”  

6106 views

Espetáculo de teatro multilingue de Ana Água 

 

No princípio como no fim. Nada faz sentido. 

Entre as coisas que fazem, em Julho há uma boa razão para ir ao espaço da Aposentadoria, em  Alfama.  

‘etc. | so on | usw. | etc.’ é a estreia da atriz Ana Água como diretora artística e conta com a  interpretação de própria, de Ana Vilela da Costa e Sílvia Barbeiro. Estreia dia 21 de Julho e estará  em cena até dia 25 de Julho na Aposentadoria, com duas sessões por dia: de quarta a sábado às  19h e às 21h, e no Domingo às 16h e às 18h.  

Este projeto surge de um trabalho de pesquisa em torno da obra de Samuel Beckett, e do qual foi  extraída uma síntese de ideias que serviu de ponto de partida para o processo criativo do  espetáculo: multilinguismo, circularidade e repetição, movimento e ritmo, alternância entre som e  silêncio, entre presença e ausência.  

O espetáculo explora uma visão cíclica e absurda já presente no livro de Eclesiastes, inserido no  livro mais traduzido, o Antigo Testamento da Bíblia: “vaidade das vaidades: todas as coisas são  vãs, nada tem sentido. […] Aquilo que aconteceu, isso mesmo irá acontecer. E aquilo que foi feito,  isso mesmo será feito. Não há nada de novo sob o Sol.”  

Através do recurso a várias línguas – português, inglês, francês e alemão – evidencia-se a  diversidade linguística presente na identidade europeia, numa época em que, volta e meia, a ideia  desta unidade é questionada. O que nos une é maior do que o que nos separa; as ideias são  idênticas mas são expressas noutra língua. Palavra puxa palavra e meia palavra não basta.  Testam-se as possibilidades e limites do multilinguismo, convocando melodias, tonalidades e  sonoridades de várias línguas em modo repetitivo.  

Paralelamente, explora-se a corporalidade no trabalho teatral, tocando as fronteiras com a dança,  aprimorando o rigor e contenção do gesto, numa ideia de coletivo que surge da ausência de  personagens individualizadas, onde, tal como refere Milan Kundera em A Imortalidade, “Um gesto  é mais individual que um indivíduo”.  

 

 

SINOPSE  

“etc. | so on | usw. | etc.”, um espetáculo multilingue que se desenvolve numa dinâmica de  rotatividade e de repetição, tanto nos diálogos como na partitura de movimentos, num aparente  círculo vicioso, que sugere uma identidade colectiva. Uma coreografia desenvolvida num jogo de  alternância entre a presença e a ausência, entre a luz e o escuro, entre o som e o silêncio.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA  

Direção artística_ Ana Água  

Interpretação_ Ana Água, Ana Vilela da Costa, Sílvia Barbeiro  

Apoio ao Movimento_ Sónia Baptista  

Desenho de Luz_ Luís Moreira  

Criação Musical_ Sofia Vitória  

Design de Figurinos_ Isabel Brissos  

Design Gráfico_ André Ferreira  

Fotografia_ Alípio Padilha  

Vídeo_ João Pedro Duarte  

Produção Executiva_ Sandra Cardoso  

Gestão Administrativa_ Produção d’fusão  

Comunicação e Assessoria de Imprensa _ Rita Piteira  

Financiamento_ Direção-Geral das Artes, Fundação GDA, Unbabel  

Agradecimentos_ Casa Conveniente, Oficina Impossível, Projecto Ruinas, Sreya, Daniela Silva,  Luís Fonseca, Ana Carina (Praça Filmes), Jaime Vogado, Elisabete Fragoso  

 

Estreia | 21 a 25 de Julho 2021  

Quarta a Sábado | 19h e 21h  

Domingo | 16h e 18h 

APO = Aposentadoria, Lisboa  

Travessa de Santo António à Sé n. 10  

1100-501 Lisboa 

 

Fonte: Rita Piteira

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar