A instalação expositiva Mitos, afetos e sexualidades clássicas inaugura no dia 5 de novembro, às 18h, no Museu de Lisboa – Teatro Romano. Com curadoria de André Murraças, esta instalação convida a uma viagem ao mundo greco-romano, onde os deuses amavam livremente e os afetos não conheciam armários.
Integrada na exposição permanente do museu, a instalação expositiva revela histórias de amor e desejo entre figuras do mesmo sexo, apresentando mitos apaixonantes como os de Ganimedes e Zeus ou Apolo e Jacinto, através de peças do acervo do museu, textos clássicos e referências contemporâneas — de Homero a Marguerite Yourcenar ou Madeline Miller. Ao propor pontes entre o passado e o presente, a mostra convida à reflexão sobre o amor, a identidade e a memória cultural.
Nos dias 15 de novembro, 13 de dezembro e 17 de janeiro, o comissário André Murraças conduz três visitas à instalação, apresentando uma leitura viva dos mitos e afetos da Antiguidade.
Esta instalação insere-se num projeto mais amplo de André Murraças, O Museu Fora do Armário, premiado com o Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas 2025, que no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta assume a forma de visitas temáticas desde novembro de 2024.
A próxima visita realiza-se no dia 9 de novembro e, percorrendo a exposição permanente do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, André Murraças oferece uma interpretação alternativa de alguns artefatos, documentos e obras de arte que podem ilustrar uma outra história: a história queer de Lisboa.
No dia 30 de novembro, com um percurso renovado e novos espaços de visita, Lisboa sai do armário percorre as ruas e largos do Príncipe Real, Bairro Alto, Chiado e Cais do Sodré, e convida a descobrir o lado LGBTQI+ de Lisboa, revisitando momentos históricos da luta e do ativismo queer e celebrando as múltiplas formas de amar e existir na cidade.
Fonte: museudelisboa.pt



