A 18ª edição do Doclisboa abre com Nheengatu – A Língua da Amazónia, de José Barahona, uma estreia mundial na Culturgest, que conta com a presença do realizador. A sessão de encerramento fica a cargo de Paris Calligrammes, o documentário da realizadora alemã Ulrike Ottinger, estreado na última edição do Festival de Berlim.
Nheengatu – A Língua da Amazónia leva-nos numa viagem pelo rio Negro, no rasto desta língua imposta às populações indígenas pelos primeiros colonizadores portugueses que desembarcavam no Brasil no século XV. Ao longo dos vários encontros com as comunidades locais que ainda falam esta língua, o realizador embate nas diferentes questões culturais, históricas e sociais que confrontam tradição e futuro.
Brasil, Portugal | 114 min | 2020
Produzido por Carolina Dias (Refinaria Filmes) / Fernando Vendrell (David & Golias)
Em Paris Calligrammes, de Ulrike Ottinger, percorremos as memórias da realizadora sobre a exuberante Paris dos anos 60, onde viveu entre 1962 e 1969, revelando o encontro com tantos nomes incontornáveis dos mais diversos movimentos artísticos, como Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir ou Jean Rouch, e com as questões políticas que pautaram aquele período, como a independência da Argélia e as revoltas estudantis de Maio de 1968, fundamentais na sua formação enquanto artista. Ottinger partilha um poético caleidoscópio de fotografias, narrativas e diário íntimo das suas experiências marcadas pelo cenário artístico e intelectual parisiense.
Alemanha, França| 129 min | 2019
Produzido por Corina Ziller, Claire Lion
A próxima edição do Doclisboa decorre em seis momentos, ao longo de seis meses, com o primeiro a ter lugar já no próximo mês de Outubro, entre os dias 22 de Outubro e 1 de Novembro.
A Retrospectiva que marca esta edição, anunciada no passado mês de junho, é dedicada ao cinema da Geórgia, sob o mote A Viagem Permanente – O Cinema Inquieto da Geórgia. A programação já está disponível no nosso site e pode ser consultada aqui.
Também já são conhecidos os projectos em desenvolvimento seleccionados para apresentação no Nebulae e no Arché.
O Nebulae, lançado na edição anterior do Doclisboa, é um espaço de networking onde se desenvolvem actividades relacionadas de indústria com enfoque no desenvolvimento, criação, produção e divulgação do cinema independente.
As acreditações podem ser pedidas através da nossa Página de Visitante. (Recordamos que, até domingo, dia 20 de Setembro, podem aproveitar os nossos preços especiais. Para mais informações, visite a nossa página.)
Cada edição do Nebulae recebe um país convidado, através da apresentação de projectos de filmes em desenvolvimento e acolhimento de profissionais da indústria. Este ano, com o apoio do Georgian National Film Center, o festival dá as boas-vindas à Geórgia com uma sessão de apresentação de projectos nacionais em desenvolvimento para um público profissional alargado e um programa de encontros com programadores, produtores, distribuidores e outros profissionais do setor. Este ano, excepcionalmente, todas as actividades serão realizadas online.
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CHAMPIONS (working title), Ketevani Kapnadze | Geórgia | Produção: Salome Jashi (Microcosmoss)
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GRADUATION PARTY / BOLO ZARI, Givi B. Odisharia | Geórgia , Polónia | Produção: Tsiako Abesadze, Noshre Chkhaidze (Natura Film)
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LOVE SONG. PASTORALE, Tinatin Gurchiani | Geórgia | Produção: Tamar Gurchiani, Tinatin Gurchiani (TTFilm)
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OZYMANDIAS, Misho Antadze | Geórgia | Produção: Giorgi Kobalia (Terra Incognita Films)
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REQUIEM TO HOT DAYS OF SUMMER, Giorgi Parkosadze | Geórgia | Produção: Giorgi Parkosadze, Tamta Tvalavadze (Level2 Films)
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SMILING GEORGIA, Luka Beradze | Geórgia | Produção: Nino Chichua, Anna Khazaradze (1991 Productions)
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SUNNY / MZIURI, Keti Machavariani | Geórgia | Produção: Nato Sikharulidze (Terra Incognita Films), Tsisana Khundadze (Sunny films)
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WATER HAS NO BORDERS, Maradia Tsaava | Georgia, França| Produção: Mariam Chachia, Luciano Gloor (OpyoDoc, Geórgia) / Co-Produção: Edith Farine (Faites un Voeu, França)
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ALL THAT IS SOLID, Luis Gutiérrez Arias | Prod. La Concretra / Bahía Colectiva, Cuba
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EVERY DOCUMENT OF CIVILIZATION, Tatiana Mazú | prod. Antes Muerto Cine, Argentina
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FOGO VIGIADO, Laura Marques | prod. Primeira Idade, Portugal
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GENTLEWOMEN, Cláudia Alves | prod. Ukbar Filmes, Portugal
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HANNAH AND THE CLOUDS, Ian Capillé | prod. Filmes Fantasma, Brasil
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NIGHT TEARS OR THE END OF INNOCENCE, Miguel Moraes Cabral | prod. Primeira Idade, Portugal
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THE DEPENDENTS, Sofia Brockenshire | prod. Sofia Brockenshire, Argentina / Canadá
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THE PINK PLAIN, Valentina Pelayo | prod. Valentina Pelayo, México
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TRISTÁN, Martina Matzkin, Gabriela Uassouf | prod. Groncho Estudio / Lumen Cine, Argentina
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HERE BE DRAGONS, María Molina Peiró | prod. Near/by film, Holanda
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MY KINGDOM IN THIS WORLD, Diego Mondaca | prod. Illimani Films / Color Monster, Bolívia
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WHORES LIKE US, Agustina Comedi | prod. Arde Cine, Argentina
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TERRITÓRIOS EM TRANSE, Pedro Tienen | Brasil
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TIERRA SIN PATRONES: cine peruano y boliviano en la era de la revolución (1963 – 1977), Nicolás Carrasco | Perú
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LE PASSEUR, LE PASSAGE. Ensayo fílmico sobre (o desde) Joaquim Jordà, Cristina Rubio | Espanha