DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA – Mãe d’Água

2297 views

A exposição Mãe d ́Água pretende realçar a importância da água no tempo, um recurso essencial para a manutenção da vida e elemento de ligação de todas as coisas, substância simples e única que permitiu o surgimento da vida na Terra.
Através de uma seleção de imagens de vários arquivos do Centro Português de Fotografia, revemos a água nas suas diversas utilizações.

Local: Centro Português de Fotografia, Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Largo

Amor de Perdição, s/n, Porto
Abertura: 19 de agosto de 2023
Termo: 12 de novembro de 2023

Fundos representados na exposição:

Fundo Fotografia Alvão, Lda
Coleção Nacional de Fotografia/Sub-Coleção Alcídia e Luís Belchior
Fundo Lúcio Pais de Abranches
Fundo Manuel Pinheiro da Rocha

Sinopse:
A exposição Mãe d ́Água pretende realçar a importância da água no tempo, um recurso essencial para a manutenção da vida e elemento de ligação de todas as coisas, substância simples e única que permitiu o surgimento da vida na Terra. Nestas imagens, podemos ver que fontanários e poços continuavam a abastecer grande parte da população, apesar de, no início do século XX, ter principado a distribuição da água canalizada. O transporte da água para as necessidades domésticas era um dos trabalhos braçais mais ingratos e os que podiam pagar, compravam a água aos aguadeiros, geralmente galegos.

Lavar a roupa no rio era uma prática quotidiana, exercida por mulheres que cantavam e conversavam, contribuindo para a coesão social do grupo. O reconhecimento das propriedades minero-medicinais das águas portuguesas levou ao seu aproveitamento em diferentes balneários que, ao longo dos séculos, foram alvo de reformas e modernização.

Apesar da reconhecida importância da água, são muito tímidas as ações concretas para a sua proteção e conservação. Esta situação poderá ser mudada se aceitarmos que a responsabilidade é de todos, independentemente da área de conhecimento, do poderio económico e político e das dificuldades e diferenças sociais e culturais. A água doce existente no planeta Terra é única, limitada e incrivelmente vulnerável aos usos e abusos que fazemos dela

 

Informações Adicionais

Maria Luísa Tavares
Comunicação, Imagem e Mecenato
e-mail: m-luisa.azevedo@cpf.dglab.gov.pt
Tlf :00 351 220046346

Centro Português de Fotografia
Largo Amor de Perdição, 4050-008 Porto
Tlf :00 351 220046300
Email: mail.cpf@cpf.dglab.gov.pt
Site: www.cpf.pt

 

Créditos:

Fundo Fotografia Alvão, Lda.

Canidelo, Gaia: Mulheres a lavar roupa no rio

PT/CPF/ALV/005218

 

Fonte: cpf.dglab.gov.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar