Dia do Autor Português: 3 peças de teatro online para celebrar a data

3010 views

A 22 de maio comemora-se o Dia do Autor Português,  data que vem enaltecer todos os que contribuem com a sua escrita para a riqueza da  língua de Camões. Para celebrar o dia e levar a casa de todos os portugueses um  momento que tenha a língua portuguesa como protagonista, a Companhia João Garcia  Miguel deixa três sugestões de peças de teatro com textos de autores nacionais,  disponíveis na íntegra e gratuitamente no Youtube.  

  1. “As Barcas” | Esta é uma obra inspirada num conjunto de textos de uma das figuras mais marcante do teatro medieval português, Gil Vicente, que se  desdobra em duas direções: a performance e um conjunto de tecnologias  interativas que se inscrevem no tempo real. Os textos da peça funcionam como  espelhos invertidos do mundo, de uma época, mas falam também sobre o uma  realidade impossível. Dá-se a busca pelo corpo, pela sensibilidade por debaixo  da linguagem, dentro dos segredos, mas também das palavras.  
  2. “Febres de Lisboa” | Peça criada com base em “Prosas Bárbaras”, do escritor  português do século IX Eça de Queiroz, “as “Febres de Lisboa” levam os  espectadores a interrogarem-se sobre o panorama social provocado pela  pandemia, com foco no isolamento e no que representa. Debruça-se sobre a importância da alma e da imaginação na vivacidade dos seres humanos, mas também na fantasia e na relação do Homem com a natureza e o valor do teatro 

na sociedade atual.  

  1. “Ode Marítima” | Inspirada no poema de Álvaro de Campos, esta é uma obra  interpretada pelo também encenador do espetáculo João Garcia Miguel, mas que conta também com a criação e interpretação musical ao vivo do grupo de acordeonistas portugueses Danças Ocultas. A obra apresenta uma 

multiplicidade de perspetivas sobre a sociedade, aspeto que caracteriza a escrita 

de Fernando Pessoa, e faz um retorno à infância do próprio poeta, com o intuito  de debater temas como a confusão da cidade, a solidão e a fantasia.  

A juntar a estas três produções, que têm por base textos de autores portugueses,  existem ainda no Youtube da Companhia João Garcia Miguel mais 46 espetáculos  completos. As obras podem ser assistidas gratuitamente, em qualquer momento e sem  sair de casa.  

Links para assistir às peças:  

 

Sobre a Companhia João Garcia Miguel 

A Companhia João Garcia Miguel, fundada em 2002, é uma companhia de criação artística contemporânea  que pesquisa o desenvolvimento artístico e criativo em artes performativas, exploradas no teatro, e cujo  diretor artístico é o encenador com décadas de carreira João Garcia Miguel. Tem como eixo principal da  sua atividade artística a ligação entre a Liberdade e o Teatro, tendo como objetivo central provocar uma  mudança e diferença social no mundo atual. A companhia conta com inúmeras criações distinguidas e  premiadas, tais como a peça Yerma, em 2014, premiada com o Prémio SPA para o Melhor Espetáculo de  Teatro e, em 2008, João Garcia Miguel recebeu também o Prémio FAD Sebastià Gasch, em Espanha. 

 

Fonte: TheSquare

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar