DECOMPOSIÇÃO – MOSTRA DE COMPOSITORES EMERGENTES

140 views

Dia 3 de Novembro, o Auditório Acácio Barreiros no Centro Cultural Olga Cadaval, vai receber a primeira edição do “Decomposição”, uma iniciativa pioneira no concelho de Sintra que visa trazer a atenção ao mundo da música experimental e contemporânea.

Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes, está inserida no projecto de dinamização cultural Claraboia, e pretende promover o trabalho de músicos e compositores emergentes de Sintra e concelhos vizinhos, e estabelecer uma maior proximidade entre os seus munícipes e o panorama musical contemporâneo.
A Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações, a Associação Cultural Juvenil – Apertum Ars e a Associação Cultural Juvenil – Dínamo. Tem como objectivos fundamentais a criação de uma programação cultural juvenil consistente ao longo do ano no Concelho de Sintra, programada, organizada e constituída por jovens entre os 16 e os 30 anos, que promova o trabalho de artistas emergentes e a criação de novos públicos.

A ideia para a “Decomposição” nasceu de uma necessidade de responder à lacuna de oferta cultural no Concelho, sentida pelos promotores, na área da composição de música contemporânea, e de captar novos públicos, que não apenas o dos profissionais das artes musicais. Arrancou com uma Open Call em Agosto dirigida a artistas emergentes, e após o processo de selecção, foram cinco as peças vencedoras: “limen” (Rúben Borges – Solo), “7.7B1″ (André Simões – Solo), “Quero ir” Ema Ferreira – Duo), “Mercutio” (Miguel Curado – Trio) e “PΛΘʹ ” (Eduardo Marques – Quarteto).

Os vencedores irão apresentar as suas peças no dia 3 de Novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval – Auditório Acácio Barreiro, às 21h com duração de cerca de 2h30. A entrada é livre e o formato do evento
pretende-se participativo e informal. Antes de cada actuação, os compositores irão partilhar com o público o conceito que originou a peça e o seu processo de criação. No fim, haverá lugar a uma conversa onde o público é convidado a lançar questões aos compositores, procurando desmistificar algumas ideias preconcebidas de sonoridades aleatórias, frias e descompassadas, normalmente associada à música contemporânea. “Decomposição” desafia ao diálogo e à reflexão sobre as novas estéticas artísticas contemporâneas emergentes, aproximando artistas e público.

Nos primeiros anos de vida do projecto Claraboia, foi apresentada uma programação multidisciplinar nas áreas do cinema, artes visuais, literatura e música, no Concelho de Sintra. Pretende-se alargar este trabalho avançando para um ciclo de programação recorrente, mensal e multidisciplinar, procurando estimular o interesse pela cultura junto dos mais novos, contribuindo para a promoção da inclusão e da diversidade, minorando assimetrias e fortalecendo as comunidades. Para os promotores, é fundamental trazer artistas e público a Sintra, fomentar o tecido cultural local, dinamizar a programação cultural das instituições existentes, apelando a novos públicos através do trabalho de artistas emergentes e de uma programação diversificada.

 

Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações culturais, a A3 – Apertum Ars, do concelho de Mafra, e a Dínamo, do concelho de Sintra e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra – Departamento da Juventude “Apoio à Iniciativa Jovem”. Este movimento tem como objectivo: criar uma oferta cultural de arte emergente no Concelho de Sintra, alargar o espectro cultural neste Concelho, promover a colaboração entre associações culturais, cruzar conhecimentos de diferentes disciplinas artísticas, promover artistas jovens e emergentes e captar novos públicos.

Links
Youtube Claraboia https://www.youtube.com/channel/UC9CmfjRvRlJRsJaKB6HJaMw
Facebook Claraboia https://www.facebook.com/claraboia.sintra
Instagram Claraboia https://www.instagram.com/claraboia.sintra

Parceiros
A3 – Associação Apertum Ars – uma associação de educação popular sem fins lucrativos criada em 2018. A ideia da associação teve origem na iniciativa do Dia Aberto às Artes, e tem como fim desenvolver projetos artísticos fomentando a interdisciplinaridade e a criação de canais de comunicação e partilha entre artistas e artesãos.

Links
Facebook A3 – Apertum Ars https://www.facebook.com/a3sociedade
Facebook – Dia aberto às artes https://www.facebook.com/diaabertoasartes
Instagram A3 – Apertum ars https://www.instagram.com/a3associacao/
Site da Associação Apertum Ars https://a3associacao.wixsite.com/cultura

Dínamo – Associação de Dinamização Sociocultural: uma associação que procura promover a participação juvenil, a educação para os Direitos Humanos e a cidadania ativa no concelho de Sintra, criando espaços para os jovens debaterem criarem projetos e iniciativas na sua comunidade e fomentando o diálogo com as autoridades locais e decisores políticos.

Links
Evento Decomposição – Mostra de Compositores emergentes
https://www.facebook.com/events/2089085948146397
Instagram Dínamo https://www.instagram.com/dinamosintra/
Facebook – Dínamo https://www.facebook.com/dinamo.pt
Site da Dínamo https://linktr.ee/dinamosintra

 

3 Novembro de 2022 | 21h
Centro Cultural Olga Cadaval – Auditório Acácio Barreiros, Sintra
entrada livre

Fonte: Rita Piteira

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar