“Da Liberdade”

199 views

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 18 de março, “Da Liberdade”, do aclamado historiador da Universidade de Yale, Timothy Snyder, uma reflexão sobre o que é a liberdade, como tem sido mal interpretada, e porque é a nossa única hipótese de sobrevivência. Um livro que analisa o grande compromisso ocidental que o está a levar em direção a crise, já que perdemos o seu verdadeiro significado de vista.

“Todos os que se preocupam com a liberdade – o que representa e o que é preciso para a preservar – devem ler este livro. Timothy Snyder é um dos nossos pensadores mais originais e perspicazes sobre a história da Europa, sobre a política americana e, agora, sobre a liberdade”, escreveu a historiadora Anne Applebaum, enquanto o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou: “Ouvimos falar de liberdade, mas será que a compreendemos? Nestes difíceis tempos, este livro oferece uma investigação profunda que resulta de uma diversidade de perspetivas. Defende que a liberdade, uma vez analisada e compreendida, é o caminho para um bom governo. Temos todos muita sorte por Timothy Snyder nos ter mostrado esse caminho.”

Considerado “o principal estudioso dos nossos tempos sombrios”, Snyder surpreende com novas interpretações de colapsos políticos passados e de assassínios em massa. Como figura pública, aplicou esse conhecimento histórico para dar conselhos e fazer previsões, assim combatendo o autoritarismo onde quer que ele exista no presente. O seu livro “Sobre a Tirania” inspirou milhões de pessoas a lutarem pela liberdade. Agora, neste “tour de force” da filosofia política, ajuda-nos a ver aquilo por que estamos exatamente a lutar.

A liberdade é o grande compromisso ocidental, mas, como argumenta o historiador, perdemos de vista o seu significado — e isso está a conduzir-nos à crise. Demasiados de nós olham para a liberdade como a ausência de poder do Estado: pensamos que somos livres se pudermos fazer e dizer o que quisermos, e se nos protegermos da ação do Governo. No entanto, a verdadeira liberdade não é tanto a “liberdade (libertação) de”, mas a “liberdade para” — liberdade para prosperar, liberdade para correr riscos com vista a futuros escolhidos por nós se trabalharmos em conjunto por eles. Daí que a liberdade seja o valor que torna possíveis todos os outros valores.

Baseando-se no trabalho de filósofos e dissidentes políticos, e em conversas com pensadores contemporâneos sobre as suas próprias experiências de amadurecimento numa época atípica, Snyder identifica as práticas e atitudes — os hábitos mentais — que nos permitirão vislumbrar um governo com o qual nós e as gerações futuras possamos prosperar. Passamos a apreciar a importância das tradições (defendidas pela direita), mas também o papel das instituições (favorecidas pela esquerda).

“Um livro grandioso e ousado. Nesta magnífica meditação sobre a natureza e o significado da humanidade, Timothy Snyder rejeita a ideia de que a liberdade é meramente a ausência de restrições, considerando, em vez disso, que é a condição necessária para as pessoas escolherem um futuro melhor.”
—Heather Cox Richardson, autora de Democracy Awakening

“Timothy Snyder conquistou o estatuto de voz profética e filosófica, e esta sua nova meditação sobre a liberdade lança luz, necessária na atualidade, sobre a forma como os americanos podem pensar e agir nestes tempos perigosos.
—Jon Meacham, autor de The Soul of America

TIMOTHY SNYDER é Richard C. Levin professor de História e Assuntos Globais na Universidade de Yale e bolseiro permanente do Instituto de Ciências Humanas em Viena. Os seus livros, publicados em mais de 40 línguas, incluem Terra Sangrenta, Terra Negra, Sobre a Tirania, O Caminho para o Fim da Liberdade e A Nossa Doença. O seu trabalho inspirou campanhas e exposições de cartazes, esculturas, canções, uma peça de teatro e uma ópera. Participou em mais de 50 filmes e documentários.

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar