Christine Valença em Lisboa com disco de estreia

464 views

Cruzando a multiplicidade de géneros musicais, a abordagem pouco convencional à composição e um sentido de transcendência atemporal, a cantora e multi-instrumentista carioca Christine Valença apresenta-se pela primeira vez em Portugal, à boleia do seu primeiro álbum de originais, Lentes de Âmbar, editado em março, e de um novo vídeo para o single Rematilha, gravado ao vivo em estúdio – assista aqui.

 

A estreia de Christine Valença em solo nacional acontece no dia 23 de julho, domingo, no VALSA, em Lisboa, onde, além de apresentar os temas que compõem Lentes de Âmbar, interpreta canções de grandes compositores brasileiros (Rita Lee, Chico César) e internacionais (Stevie Wonder, Françoise Hardy). Apresentando-se em formato intimista, acompanhada por Rafa Paiva na guitarra, Christine conta ainda com a presença de convidados-surpresa.

 

De visita ao País pela primeira vez, Christine Valença diz-se “curiosa”, visto ter antecedentes portugueses, e confessa nutrir “admiração pela cultura local, como o Fado, e os artistas que vêm inovando a tradição, como a Ana Lua Caiano, por exemplo.”

 

Depois de três singles de avanço – Via Láctea (em colaboração com Wagner Café), Rematilha e Para Não Tocar (Na Rádio) – a compositora carioca consolidou o seu universo musical em Lentes de Âmbar, projeto de 11 canções em que cruza ecos de música pop, alternativa, indie rock, soul e MPB com as composições atrevidas e inovadoras de algumas das suas referências, como Kate Bush e PJ Harvey.

 

Para Christine, é um reflexo da sua postura enquanto artista: “o desdobramento de um legado na música, tanto anterior quanto posterior, numa atitude de conexão, afeto e impessoalidade, que faz com que as músicas soem como algo que parece que já se escutou em algum lugar.”

 

Exemplo maior disso é Rematilha, canção interpretada ao vivo pela banda de Christine em novo vídeo gravado nos estúdios 220db, no Rio de Janeiro. Guiado por importantes traços da identidade visual e estética da cantora, o objetivo era “captar o desejo de expressão da artista num ambiente propício, acolhedor e inspirador” e num registo muito próximo da gravação original, diz o realizador, Luís Carlos Lobo.

 

CONCERTO:

Christine Valença apresenta Lentes de Âmbar

23/07 – VALSA

Local: R. Angelina Vidal 13 25, 1170-166 Lisboa

Portas: 18h

Início do espetáculo: 20h

Preço: €4

LINKS

Instagram
YouTube

Spotify

DISCOGRAFIA

Via Láctea (single, 2022)

Rematilha (single, 2022)

Para Não Tocar (Na Rádio) (single, 2022)

Lentes de Âmbar (álbum, 2023)

SOBRE CHRISTINE VALENÇA

A magia da arte sempre fez parte do mundo interior de Christine Valença. Nascida no Rio de Janeiro, fez cursos de Artes Cénicas e de Literatura e militou nos bastidores do espetáculo, mas o ímpeto da criação nunca deixou de acompanhá-la: escreveu, encenou e protagonizou produções teatrais e, na música, saiu detrás do pano, integrando uma banda como instrumentista, mas não tardou a descobrir que a voz era a sua derradeira ferramenta de expressão, com a qual queria “atravessar as pessoas.”

Concentrou-se, então, em tirar dela tudo o que podia, construindo um repertório “que potencializa a força feminina, da escrita, do gesto, do movimento, da voz, da criação e da coletividade”, estendendo a mão a todos aqueles “que se identifiquem com o aspecto regenerador da arte, dos encontros reais, do desejo de liberdade aliado à empatia, ao respeito, e que sempre se sentiram deslocados dentro da sociedade de consumo.”

Lentes de Âmbar, o disco de estreia em que colaborou com nomes como os cantores Wagner Café e Ilessi e o rapper Shock the Glock, é o resultado de anos de maquetes e esboços, impulsionado pela dor da perda e da separação, um registo de coração brasileiro e olhos postos no mundo reconhecido pela imprensa nacional, e com que se estreia, agora, em Portugal.

Fonte: cafe8.com.br

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar