Bordalo II cria lobo para o festival Bilbao BBK Live

374 views

Bordalo II, vai usar lixo de ambos os lados da fronteira para recriar um grande lobo Kobetamendi, símbolo do país Basco, como manifesto universal de sensibilização ambiental

Bilbao BBK Live e BBK uniram-se para reforçar a promoção da sustentabilidade nesta 15ª edição do festival, que decorre entre 6 e 8 de julho, através de duas novas iniciativas: o novo mendi-irteera (saída de montanha) a Kobetamendi e uma criação original do artista e ativista Bordalo II.

A iniciativa parte do compromisso entre as duas entidades para a promoção de ações de sustentabilidade ambiental.

Por um lado, o BBK trabalha para promover a proteção ambiental e um modelo de sociedade mais sustentável, por meio do desenvolvimento de projetos de preservação da natureza e consciencilização ambiental. Por outro lado, o festival Bilbao BBK Live é uma referência em termos de sustentabilidade: reconhecido pela etiqueta Erronka Garbia, recentemente o seu promotor, Last Tour (que em Portugal organiza o MEO Kalorama, festival que também tem na sustentabilidade um dos seus pilares centrais), entrou na comunidade BCorp – que reconhece e certifica as empresas pelo cumprimento de altos padrões em termos sociais e desempenho ambiental, transparência e responsabilidade corporativa, e que lideram um movimento global por uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa, que está a transformar a economia global para beneficiar todas as pessoas e o planeta. O festival mantém um firme compromisso com a Agenda 2030 e a busca de soluções para reduzir o impacto ambiental.

Nesse sentido, ambas as entidades juntam-se para lançar dois projetos coletivos que relembram a importância de cuidar do enclave único de Kobetamendi, sensibilizando e agindo contra as mudanças climáticas.

 

Subida a Kobetamendi

Kobetamendi Inteera, viva o festival do km 0. Esta é uma iniciativa onde os participantes podem contribuir para reduzir a pegada de carbono ao caminhar até ao local e percorrer os 3 km de San Mamés até os portões do festival. O percurso foi pensado para que novos e velhos possam fazer a viagem com facilidade. Os participantes poderão desfrutar de um cenário único das incríveis vistas de Bilbau, que se vão tornando cada vez mais deslumbrantes à medida que se sobe, encontrando pelo caminho música ao vivo e diversas surpresas.

 

Bordalo II

Um grande lobo vai recordar aos participantes o risco de poluição e a necessidade de preservação do meio ambiente. O conceituado artista e ativista Artur Bordalo, conhecido como Bordalo II, junta o lobo Kobetamendi à coleção artística BIG TRASH ANIMALS, uma série de obras que representam animais nativos e alguns em vias de extinção, criadas a partir de materiais reciclados, resíduos e objetos encontrados e reaproveitados, cujo principal objetivo é chamar a atenção para um dos problemas mundiais: a poluição provocada por resíduos e o seu impacto ambiental. Este lobo, ícone do festival, torna-se assim um manifesto universal de sensibilização partilhado pelo artista, pelo festival e pelo BBK. Nas palavras de Bordalo II, “esta colaboração faz sentido porque os festivais são uma grande plataforma para trocar ideias, partilhar mensagens e mostrar o nosso trabalho. Trazer arte com uma mensagem ecológica, como esta, é uma forma de comunicar tudo isso ao público.” A sua obra pode ser visitada em locais tão diversos como Paris, São Francisco, Turim ou São Paulo e em países como a Estónia, o Taiti e, claro, em Portugal.

Durante a apresentação, Nora Sarasola, Diretora da Obra Social BBK, destacou que “o compromisso do BBK com a inovação e o desenvolvimento no setor cultural só pode andar de mãos dadas com um plano de desenvolvimento sustentável, onde queremos continuar a envolver todos os participantes em cada uma das fases do evento”. Por seu lado, Paloma Orte, responsável pela Sustentabilidade da Last Tour, reforçou que “as iniciativas de Bordalo II e Inteera a Kobetamendi apresentadas hoje têm uma clara orientação ambiental e estão alinhadas com os objectivos de sensibilização e promoção de uma mobilidade sustentável para as pessoas, para o nosso território e o meio ambiente que acolhe o festival Kobetamendi há 16 anos.”

 

BILBAO BBK AO VIVO

O Bilbao BBK Live é um dos festivais de referência na Europa, programando anualmente alguns dos mais importantes artistas nacionais e internacionais contemporâneos, num enquadramento natural privilegiado que acolhe até 7 palcos. A edição deste ano recebe artistas como Florence + The Machine, The Chemical Brothers, Pavement, Phoenix, Arctic Monkeys, The Blaze, Duki. M83, entre muitos outros. Realizado em julho em Bilbau, no País Basco, este evento já recebeu mais de um milhão de participantes desde a sua primeira edição em 2006. Em cada edição, até 120.000 pessoas assistem ao Bilbao BBK Live, durante três dias, em busca de uma experiência mágica onde podem desfrutar do espaço natural de Kobetamendi, uma proposta gastronómica pensada por e para o seu público, uma cidade cosmopolita como Bilbau, e sobretudo, a mais vibrante e inovadora variedade musical.

 

Bilbau BBK ao vivo

6, 7 e 8 de julho de 2023 Kobetamendi, Bilbao, Espanha #bilbaobbklive

 

Para mais informações:

https://www.lasttour.org

Instagram | Facebook

 

Fonte:livecom.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar