BEAST, INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 2018 PROMOVE O NOVO LESTE

278 views

Organização já recebeu 400 filmes. A submissão a competição decorre até 1 de julho.

De 26 a 30 de setembro, o BEAST INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 2018 chega à sua segunda edição, reforçando a sua presença no panorama cinematográfico da cidade do Porto e afirmando o seu objetivo de promover a cultura contemporânea da Europa de Leste em Portugal.

LET’S BE FRIENDS vai arrancar em breve e é a forma que a organização encontra para reunir o público e os convidados do festival. Os interessados poderão hospedar um realizador ou simplesmente ficar a conhecê-lo. O BEAST desafia assim a comunidade a criar ambientes mais íntimos de partilha de ideias e experiências com os diferentes intervenientes no evento (mais informações aqui). O BEAST IFF é organizado pela PLUSEAST – Associação Cultural e co-produzido com o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto e a Câmara Municipal do Porto com exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e várias atividades por toda a cidade.

Tal como no ano passado, a Sessão de Abertura, no Cinema Trindade, está integrada na categoria FOCUS COUNTRY dedicada este ano à Ucrânia. O filme de 2018 será uma estreia em Portugal. Ao longo dos cinco dias pode ainda ver-se na mesma categoria uma seleção dos melhores filmes do Kyiv Molodist – Festival Internacional de Cinema, conhecer o trabalho de um jovem realizador e participar nas masterclasses a revelar oportunamente.

As sessões de competição EastWave, EastDoc e experimentalEAST continuam a ser o centro do festival, podendo a submissão de filmes para realizadores da Europa de Leste e portugueses fora do país ser feita na plataforma filmfreeway, até ao dia 1 de julho. A organização já recebeu 400 filmes.

As sessões especiais ganham uma nova importância com o Visegrad Film Hub que traz pela primeira vez a Portugal quatro festivais convidados dos países de V4 – New Horizons (Polónia), Brno16 (Rep. Checa), Fest Anca (Eslováquia) e BuSho (Hungria) – com uma série de filmes, masterclasses e workshops para crianças e jovens – com o apoio do Visegrad Fund. A categoria Portuguese Abroad regressa, desta vez focada na promoção de realizadores portugueses a viver e trabalhar fora de Portugal, tornando o BEAST numa plataforma que vai levar estes filmes a viajar pela Europa de Leste ao longo do ano. Mas há mais, os filmes do programa Baltic Eye vão celebrar os 100 anos de Independência da Lituânia, Letónia e Estónia e, no dia 27, a estreia em Portugal de um documentário sobre Marina Abramovic.

No Auditório Municipal Almeida Garrett vai ter lugar o programa para escolas e famílias, BEAST KIDS, com animações para idades dos 6-8, 8-12 e 10+, workshops e um photo corner com muita animação. O programa para os mais novos toca assuntos diversos e tem um objetivo vincadamente educativo.

 

Fonte: essenciacompleta

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar