Augusta B. — ou as Jovens Instruídas 80 Anos Depois

215 views

Da premiada escritora Joana Bértholo, e editado pela Caminho, «Augusta B. ou as Jovens Instruídas 80 anos Depois» traz-nos a qualidade a que a autora já nos habituou, e leva-nos à Póvoa de Varzim de Agustina Bessa-Luís. A trama acompanha a experiência de duas jovens de 22 anos, a mesma idade que tinha Agustina quando publicou o famoso anúncio à procura de correspondência «inteligente e culta». As duas jovens propõem-se replicar esse gesto 80 anos depois, e as dificuldades e peripécias que enfrentam, em paralelo com as suas reflexões sobre as aplicações de encontros e as modalidades contemporâneas de procura do outro, tornam-se na substância desta novela de 100 páginas. Nas livrarias a 4 de junho.

EXCERTO:

«— Sabes que mais? Devíamos fazer como a Agustina! — exclamou.

E foi aí que tudo começou. Foi nesta frase que tudo teve início, quando Raquel desafiou Augusta a seguirem o exemplo de Agustina. Os olhos de Augusta abriram-se como se ouvisse este nome pela primeira vez. A sua atenção cativa: o que fez Agus­tina?, foi a questão nunca formulada mas de ime­diato respondida. Raquel detalhou então a ousadia de um gesto que celebrava naquele ano — 2024 — oitenta anos. Tudo naquela história soava obsoleto: o veículo, os modos e o contexto. Mas talvez não o impulso, sentiram elas; talvez não o anseio, talvez não a carência, a volúpia ou a inten­sidade. Porventura nada do que realmente importa teria mudado.»

(p.29)

Joana Bértholo nasceu em Lisboa em 1982. É formada em Design de Comunicação e Estudos Culturais, e viveu uma década da juventude fora do país. Em 2023, no Festival Corrente D’Escritas, na Póvoa de Varzim, foi desafiada a escrever sobre a Póvoa de Agustina Bessa-Luís, do qual nasceu este livro. Em paralelo à criação literária, escreve regularmente para dança e para teatro.

Mais em:

www.joanabertholo.pt

OUTRAS OBRAS PUBLICADAS NA EDITORIAL CAMINHO:

Romances:

Diálogos para o Fim do Mundo, 2009 (Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho)

O Lago Avesso — Uma Hipótese Biográfica, 2013

Ecologia, 2018 (Finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores; Grande Prémio de Literatura DST; Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa; Prémio Pen Clube Português, Narrativa; Prémio Literário Casino da Póvoa. E semifinalista do Prémio Oceanos 2019).

A História de Roma, 2023 (Prémio Literário Fundação Eça de Queirós/Fundação Millenium bcp 2023; Finalista do Prémio Oceanos 2023).

Novelas:

Augusta B. ou as Jovens Instruídas 80 anos depois, 2024

Contos:

Havia — Histórias de Coisas que Havia e de Outras Que Vai Havendo, 2012

Inventário do Pó, 2015

Infanto-juvenil:

O Museu do Pensamento, 2018 (Prémio do Festival Literário de Fátima e da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Livro Infanto-Juvenil 2018).

Ficha do Livro:

Título: Augusta B. ou as Jovens Instruídas 80 anos depois

ISBN: : 9789722132749

PVP C/ IVA: 14,90€

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar