As Ressuscitadas

As Ressuscitadas: texto premiado em estreia absoluta aborda a força de duas mulheres que saem da sombra da violência

187 views

As Ressuscitadas, texto inédito de Miguel Falcão, vencedor do prémio Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas 2022, é a mais recente criação da Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva, e estreia já no dia 28 de novembro. O espetáculo estará em cena na Casa de Teatro de Sintra e conta com a encenação e interpretação de Susana C. Gaspar, Paula Pedregal e Nuno Correia Pinto. A peça explora a força e superação de duas mulheres que saem das sombras e da violência de que são vítimas, numa cultura profundamente patriarcal, onde a misoginia internalizada e a opressão masculina cultivam o medo no dia-a-dia das mulheres. Apesar do peso da temática, é um texto com momentos cómicos, que despertam o conflito de emoções. 

De acordo com a direção artística do Chão de Oliva, “esta encenação, à semelhança dos espetáculos que temos apresentado ao longo deste ano, dá voz a temas associados à resistência e situações que estão, ainda hoje, muito presentes no dia-a-dia da mulher. Este texto inédito, que conta com referências a vários autores como Samuel Beckett ou Chavela Vargas, pretende trazer a debate esta questão, mostrando como a cultura pode ser um veículo de sensibilização e reflexão de temas complexos que marcam a nossa atualidade”. 

Os três codiretores artísticos do Chão de Oliva, Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar, unem-se pela primeira vez na criação deste espetáculo como encenadores e atores, partindo de referências estéticas do expressionismo e de um universo de desconstrução de códigos e signos. Os ambientes físicos e sonoros do espetáculo estão a cargo de Luís Santos, artista plástico e cenógrafo, e Pedro Branco, músico e compositor. O desenho de luz é de Rui Seabra e a direção de atores de Susana Arrais.

A peça estreia dia 28 de novembro e estará em cena até 8 de dezembro, com apresentações às quintas e sábados, às 21h30, e aos domingos às 16h. 

Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou na página da bilheteira do Chão de Oliva, e têm um custo de 7,50€. Há vários descontos disponíveis que podem ser consultados na bilheteira online. 

O Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas é promovido pela Câmara Municipal de Sintra, em parceria com o Chão de Oliva. O texto vencedor, para além do prémio monetário, é levado a cena por uma das companhias residentes do Chão de Oliva, estrutura apoiada pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Sintra. 

Sobre o Chão de Oliva 

O Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra (CO) é uma associação cultural sem fins lucrativos, em funcionamento desde 1987, reconhecida como entidade de utilidade pública desde 1999. Com sede na Casa de Teatro de Sintra, apoia a sua atividade em três eixos estruturantes: Criação Teatral, Programação Cultural e Serviço Educativo. Em 1990, dentro do CO, foi criada a Companhia de Teatro de Sintra. Em 1994, formou-se o Fio d’Azeite – Grupo de Marionetas. Em 2012, arrancou o Periferias – Festival Internacional de Artes Performativas, que acontece anualmente, congregando as diversas artes performativas que anteriormente se encontravam segmentadas em diversos festivais. No decorrer da sua existência, tem mantido a oferta de cursos de iniciação teatral e workshops abertos a profissionais e não-profissionais. Nos últimos anos, tem consolidado um Serviço Educativo através da oferta formativa, mas também de projetos comunitários e de arte participativa. 

Ao longo dos anos foi responsável pela organização de alguns dos maiores eventos culturais no concelho de Sintra e é continuamente reconhecida pelo Ministério da Cultura desde 1994. Em 37 anos, o Chão de Oliva já promoveu cerca de 290 espetáculos/eventos e já passaram mais de 1.300 artistas/grupos pela associação. 

Fonte: the-square.co

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar