Almada e Pessoa – Conversa entre bibliotecas

469 views

Almada Negreiros e Fernando Pessoa conheceram-se em 1913 e, em 1915, Almada foi um dos colaboradores da revista Orpheu, criada por Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, e tida como o momento inaugural da vanguarda literária e artística em Portugal.
Nesta exposição mostra-se uma seleção dos livros que pertenceram a Almada Negreiros, postos em diálogo com os de Fernando Pessoa, tendo em conta a cumplicidade que partilharam, as suas amizades e projetos que tiveram em comum.
Na biblioteca particular de Almada Negreiros, encontram-se livros com dedicatórias assinadas por Natália Correia, Jorge de Sena, Teixeira de Pascoaes, Aquilino Ribeiro e até de Vinicius de Moraes — entre muitos outros, mostrando a rede de cumplicidades pessoais e artísticas de um dos mais multifacetados artistas portugueses do século XX.
São aqui mostradas pela primeira vez dois projetos de maquetes ilustradas da Mensagem que Almada fez, mas que nunca chegou a publicar, assim como uma primeira edição da Mensagem dedicada por Fernando Pessoa a Almada, em que o trata por “Bebé de Orpheu!”

Terça a domingo, das 10h às 18h

Ficha técnica:

Curadoria de Mariana Pinto dos Santos, Giorgia Casara e Teresa Monteiro.

literatura
2 março a 8 setembro 2024
Casa Fernando Pessoa
Foto: José Frade
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar