Alice Vieira recebe Prémio Iberoamericano de Literatura Infantil e Juvenil

586 views

A sessão da entrega do Prémio Iberoamericano de Literatura Infantil e Juvenil à escritora Alice Vieira decorrerá no próximo dia 8 de janeiro (segunda-feira), às 18h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (Av. De Berna 1, 1050-036 Lisboa) e contará com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e do Embaixador de Portugal, no México, Manuel Carvalho.

Agradecemos toda a divulgação que for possível dar a esta informação e convidamos os jornalistas a comparecer na sessão. A autora estará disponível para entrevistas no local.

Recordamos que a escritora Alice Vieira foi distinguida pelo seu “estilo pessoal que transcende gerações e culturas”, assim como pela “grande qualidade literária e diversidade em sua obra”, salientou o júri no comunicado do anúncio da atribuição. O júri considerou ainda que a autora “constrói de forma verosímil personagens infantis e juvenis cativantes, com sentimentos profundos e complexos” e destacou também a sua capacidade de “perceber e interpretar o mundo interior de crianças e adolescentes”, através de uma “observação apurada dos pormenores da vida quotidiana”, e o modo como assim consegue “transformar uma história local em universal”.

O júri do prémio foi constituído por Juana Inés Dehesa Christlieb, da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), Freddy Gonçalves da Silva, do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), Alicia Espinosa de los Monteros, pelo Conselho Internacional de Livros para Jovens (IBBY México), Rodrigo Morlesin, da secção mexicana da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e por Teresa Tellechea Mora, em representação da Fundação SM.

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar